A rede municipal de ensino de Cianorte está inserida no Programa Saúde na Escola (PSE), através do qual equipes do Programa Saúde da Família (PSF), médicos e dentistas visitam as instituições de ensino semestralmente prestando atendimento aos alunos. Com o PSE cada escola fica vinculada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), responsável em prestar assistência médica às crianças.
Nesse sentido, as Escolas Municipais Maria Montessori e Vicente Machado, únicas que ainda contavam com consultório odontológico, passaram a fazer parte do PSE e os profissionais que atendiam nestes locais foram transferidos para as UBS’s da região escolar. “Tendo em vista que o atendimento realizado nestas duas escolas eram, em grande parte, de orientação e prevenção, optamos por transferir os serviços dos dentistas para Unidade de Saúde, já que as crianças não ficam desassistidas dessa forma, pois serão atendidas na UBS e através do PSE. Com essa medida melhoramos o atendimento da população como um todo, já que na escola o profissional era exclusivo para os alunos e agora poderá atender a comunidade inteira”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.
Já a chefe da Divisão de Atenção Básica de Saúde, Andreia Domingos, contou como funciona o PSE. “As visitas acontecem semestralmente, quando verifica-se a necessidade de um atendimento mais específico os alunos são encaminhados a UBS. Esse programa já acontece em todas as escolas do município. Vale destacar, ainda, que na escola a criança era atendida sozinha e na UBS deve ir acompanhada dos pais ou responsáveis, o que é muito importante para a realização do tratamento que necessita de troca de informações e muitas crianças não conseguem explicar tudo o que dentista ou médico precisam saber”, disse.
Atualmente, o município conta com 13 Unidades Básicas de Saúde, todas com consultórios odontológicos e dentistas contratados para o atendimento da população de forma geral.
Texto e foto: Assessoria da Prefeitura de Cianorte
Seja o primeiro a comentar