Dengue preocupa mesmo com a chegada do Inverno

vera 04O clima já não está tão quente, mas os cuidados contra a dengue devem ser mantidos. O Inverno chegou e enquanto a temperatura não cai com o frio, os moradores devem continuar a ter cuidados com a limpeza do quintal e evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Cianorte registra essa semana 389 casos positivos de dengue no ano. “Não podemos baixar a guarda porque o vírus continua circulando por aí”, comentou a supervisora do Programa de Combate à Dengue de Cianorte, Vera Lucia Fusisawa (foto). “Principalmente, porque ainda continuamos encontrando muitos focos de dengue pela cidade”.

A região com mais casos na cidade é a Zona 7 com 138 casos, sendo quase um terço do total de casos confirmados (confira box). A prefeitura de Cianorte segue com as ações de combate e prevenção como mutirão, bloqueios e passando o Ultra Baixo Volume (UBV) com veículos da Secretaria de Saúde do Paraná.

Entre as ações previstas, a Secretaria de Saúde deve realizar em julho um novo Levantamento de Índice Rápido Aedes Aegypti (LIRA). Esse será o terceiro realizado em 2014. O primeiro em janeiro apontou um índice de infestação de 2,1% e o segundo em abril foi de 4,1%, sendo que o aceitável pelos órgãos de Saúde é até 1%.

Outra medida que ajudará no combate em campo será o começo do trabalho dos novos agentes de saúde. O resultado do concurso sai essa semana e a lista com os aprovados deve ser divulgada na próxima semana. Serão mais 23 agentes que atuarão nas ruas em orientação aos moradores e destruição dos focos de dengue.

O quadro preocupante de dengue também afeta outras cidades da região como Maringá, Sarandi, Cidade Gaúcha, Guaporema, Loanda, Indianópolis e Rondon, inclusive alguns com epidemia.

REGIÕES COM DENGUE EM CIANORTE:
Zona 7 – 138 casos
Zona 4 – 45 casos
Zona 2 – 36 casos
Centro – 28 casos
Zona 6 – 25 casos
Vidigal – 25 casos
Zona Rural – 25 casos
Zona 1 – 23 casos
Zona 3 – 19 casos
Zona 8 – 10 casos
Jd. Universitário – 9 casos
São Lourenço – 3 casos
Cassidori – 3 casos

Texto e foto: Andye Iore

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*