Os professores da rede estadual de ensino que estão em greve realizam amanhã (29) um grande ato público em Curitiba numa mobilização pelas reivindicações feitas ao governo estadual. Há um impasse nas negociações, já que o governo fez uma proposta, mas a categoria julgou insuficiente, mantendo a paralização. Após a manifestação será realizada à tarde uma assembleia para votar se a greve continua e ou se a categoria aceita a proposta do governo. Um grupo de professores de Cianorte viaja para Curitiba para participar do ato e depois da assembleia. “Vamos manter os professores de Cianorte informados do que acontecer em Curitiba”, disse o presidente do Sindicato dos Professores do Paraná (APP) em Cianorte, Aderizon Amorim (foto). Ele esteve em Curitiba no último sábado participando de uma reunião do comando de greve.
Hoje (28) a mobilização foi mais tranquila em Cianorte. Houve somente conversas com os professores e pais de alunos na base na avenida Maranhão. Amanhã deve ter mobilização em algumas escolas e, caso a greve continue, está agendada uma passeata para a próxima quarta-feira no centro de Cianorte.
ADESÃO – A Secretaria de Educação do Paraná divulgou que apenas 11,89% das escolas estaduais paralisaram totalmente as atividades na última sexta-feira (25), segundo levantamento feito pelos 32 Núcleos Regionais de Educação. No primeiro dia a adesão foi de 22%. Nesta sexta-feira, cerca de 18% dos colégios funcionaram normalmente, enquanto 70% das unidades da rede estadual tiveram atendimento parcial.
Os números mostram que a adesão total está reduzindo, com mais escolas funcionamento parcialmente. Os professores que não aderiram à paralisação, e estão trabalhando com os alunos, não precisam repor os dias letivos. O Governo do Estado reafirmou o compromisso com a valorização do magistério estadual e, em reunião realizada na quinta-feira (24), propôs uma compensação financeira pelos 3,33% de hora-atividade, principal item da pauta do sindicato da categoria para organizar a greve que afeta parte das escolas estaduais.
Texto e foto: Andye Iore
Seja o primeiro a comentar