O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs) aprovado no ano passado em Cianorte já rendeu seus primeiros frutos. As professoras Fabiana Fernandes Ferreira Campiotto (foto) e Jane Eire Rigoldi dos Santos são as duas primeiras contempladas com a licença remunerada e já fazem mestrado. Pelas normas do PCCs, só podem ser liberados dois professores a cada dois anos. “Essa foi uma oportunidade que veio na hora certa porque é muito importante capacitar os professores”, comentou Fabiana Campiotto, que já cursa mestrado em Educação, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). “É um direito que os professores têm, a prefeitura cumpre com a lei e também melhora a qualidade do ensino na cidade”.
Campiotto já tentou fazer mestrado em 2012 por conta própria e não deu certo. Ela se formou em Pedagogia, na UEM, em 2002 e já fez duas especializações: “Pedagogia social” e “Orientação, supervisão e administração escolar”. Ela estima ter gasto aproximadamente R$ 10 mil com os dois cursos somando todas as despesas. E, por isso, poder fazer uma capacitação em licença remunerada é um fator importante para a atualização profissional dos professores.
Por sua vez, Jane Rigoldi faz mestrado focando em Políticas Educacionais, relacionando com avaliações em larga escala. Ambas as professoras contempladas com o benefício deverão apresentar relatórios frequentes para a Secretaria de Educação de Cianorte. E devem permanecer na rede municipal de ensino pelo mesmo período que passaram fazendo o mestrado, no mínimo. Isso para garantir a aplicação nas salas de aula cianortenses das atualizações profissionais vistas no mestrado. “Esse benefício não será bom só para o município. Também é bom para a carreira dos professores”, comentou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, sobre os resultados práticos depois da categoria passar em torno de dois anos debatendo e preparando o PCCs.
INFANTIL – A prefeitura cianortense realizou no último domingo um concurso para a contratação de professores para a rede municipal. E prepara outro em 2015 focado nos professores de Educação Física. Outro foco da Secretaria de Educação está no ensino infantil. Está prevista em breve a ampliação em mais 300 vagas para crianças entre quatro meses e cinco anos. Hoje a Educação Infantil tem em torno de mil alunos em dez unidades de ensino. Já entre os alunos entre o 1º e 5º anos são 5 mil matriculados em 13 escolas.
Texto e foto: Andye Iore
Seja o primeiro a comentar