Volta às aulas presenciais será gradual e escalonada em Cianorte

 

Retorno terá número reduzido de alunos, distanciamento, higienização, uso de máscaras e outras medidas de prevenção à Covid-19

Com a publicação do Decreto Municipal nº 97/2021, nesta última quinta-feira (06), autorizando o retorno das atividades presenciais nas escolas e CMEIS de Cianorte, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, alinhada com as 28 instituições de ensino, está finalizando os preparativos para o atendimento que, por conta das medidas de prevenção à Covid-19, será realizado de maneira gradual, em grupos e com revezamento, de acordo com o cronograma de adaptação elaborado por cada instituição de ensino e em conformidade com o Protocolo de Biossegurança.

Dessa forma, os primeiros retornos presenciais estão marcados para esta segunda-feira (10) pelas escolas municipais, com prioridade ao atendimento dos alunos que não possuem acesso à internet ou que necessitam de apoio pedagógico, lembrando que o comparecimento é facultativo, ou seja, direcionado às crianças cujos pais ou responsáveis optarem pelo ensino presencial, mediante assinatura do termo de aceite. Já o retorno do atendimento nos CMEIS está previsto para o dia 17 de maio, começando pelos alunos mais velhos para os mais novos.

“É importante entender que os alunos não retornarão de uma só vez e nem irão todos os dias. As atividades do ensino remoto continuam e para o atendimento presencial cada escola possui um cronograma, estabelecido de acordo com o Protocolo de Biossegurança e a capacidade física, que foi reduzida de modo a cumprir o distanciamento. Por isso, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a instituição de ensino e se informar sobre a escala de retorno do seu filho”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Kelly Werdenberg Rodrigues.

Para comparecer, o estudante deve fazer o uso adequado da máscara e, para entrar na escola, terá a aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel 70%, que também estará disponível para uso em sala de aula. Para garantir o distanciamento, uma nova disposição do mobiliário mantém um metro e meio entre cada carteira. Nenhum item, como caneta, lápis e borracha, deve ser compartilhado. Os horários de recreio serão intercalados para não gerar aglomeração.

“Pedimos para que todos tenham clareza e sigam o Protocolo de Biossegurança, desde os pais, em casa, até toda a comunidade escolar, para que o retorno aconteça de forma segura e cuidando do nosso bem maior, que é a vida de cada envolvido”, salientou a secretária. O cronograma de retorno será avaliado semanalmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, diante do quadro epidemiológico do Município, podendo ser modificado a qualquer momento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse