VOCÊ SABE O QUE É EROSÃO DENTAL ?

A erosão dental é uma das causas de dor de dente, e ocorre quando o excesso de ácido desgasta a camada externa (dura) do dente. Em termos gerais, o cálcio que está na saliva ajuda a neutralizar o ácido dos alimentos que você ingere e protege os dentes contra a erosão. Porém, se você consome bebidas ou alimentos demasiadamente ácidos, o cálcio da saliva pode não ser suficiente para proteger seus dentes.

A erosão dental pode ser considerada um novo risco para a saúde, devido ao estilo de vida atual da população. A tendência dos fast foods, a facilidade da compra, e o próprio hábito alimentar nocivo dos brasileiros onde sempre os refrigerantes acompanham as refeições são os motivos principais para a incidência da erosão.

Portanto, a erosão dentaria é resultado do contato frequente do ácido de alimentos e/ou bebidas com a superfície dentária. Assim, para a erosão dental ocorrer e evoluir, a frequência de ingestão de produtos ácidos é mais importante do que a sua quantidade.

A erosão é mais comum em crianças e adolescentes, podendo acometer adultos. Nas crianças, a erosão surge após a administração frequente de refrigerantes e/ou sucos de frutas ácidas naturais ou industrializados. Nos adolescentes, é resultado da ingestão excessiva de refrigerantes, isotônicos e bebidas energéticas que, na maioria das vezes, são utilizados para substituir a água. Portanto, se você consome tais bebidas em grandes quantidades terá maior propensão de sofrer erosão dentária.

Além disso, esportistas que ingerem excessivamente isotônicos para repor água e eletrólitos perdidos durante as atividades esportivas podem apresentar erosão dentária. É importante ressaltar que essas bebidas, tanto sob a forma normal, diet ou light são altamente ácidas e podem causar erosão dentária.

O tratamento consiste em um diagnóstico precoce, acompanhado do aconselhamento da dieta e o monitoramento para ajudar a tratar de forma bem sucedida e prevenir a progressão da erosão dentária. Se a erosão dentária apresentar quadros de sensibilidade dentinária com dor, há tratamentos complementares indicados. Assim, o controle racional do consumo de alimentos com altos índices ácidos será essencial desde a infância.

Portanto a prevenção é um imperativo no combate à erosão dental, e deve começar desde cedo com a ida rotineira ao Dentista para avaliar o risco de erosão e os hábitos alimentares inadequados. No caso da erosão já instalada, tratamentos devem ser propostos para o caso não evoluir.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Banner Edplants, Acesse