VOCÊ MASTIGA BEM OS ALIMENTOS?

A mastigação é considerada como uma das funções mais importante do organismo, pois corresponde à fase inicial do processo digestivo e tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos. Para que ocorra de forma eficiente, é necessária a saúde dos dentes e a possibilidade adequada dos movimentos mandibulares, que são controlados pelas articulações temporomandibulares (ATM’s) e pelo sistema neuromuscular.

Uma boa nutrição começa pela seleção de alimentos ricos nos diversos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento de nossas células. Os alimentos devem ser absorvidos pelo estômago e intestino e assim chegar até as células. Para isso a mastigação é primordial, pois os alimentos mal mastigados chegam grandes ao estômago e intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes. Neste caso estaremos mal nutridos, fazendo com que o organismo armazene energia em forma de gordura, comprometendo a silhueta.

No ato da mastigação, os movimentos da musculatura da boca e da língua são captados pelo cérebro, entendendo assim que se iniciou a alimentação. Durante a refeição, a sensação de fome vai diminuindo gradualmente até a pessoa se sentir saciada.

Por isso, é importante mastigar calmamente os alimentos, transformando-os em pasta e permitindo que as enzimas da saliva já iniciem o processo digestivo, antes de engolir. Mas se a “engrenagem” da mordida não for funcionalmente saudável, isto não bastará. Como se vê a saúde mastigatória interfere diretamente no bom funcionamento do corpo todo.

As vezes um sorriso bonito e harmônico não é sinônimo de boa função mastigatória. Mesmo não apresentando sintomas é possível ter uma mordida desequilibrada. É natural ao envelhecer sobrecarregarmos as estruturas de suporte e os dentes com o passar dos anos, por isso é importante a reabilitação preventiva.

A reabilitação do sistema mastigatório é realizada por meio de tratamentos ortodônticos, restauradores e ou protéticos e podem ser feitos em qualquer faixa etária. Este procedimento é fundamental para a boa nutrição e para manter ou recuperar a boa forma, a estética e a saúde geral. Mastigar corretamente os alimentos é fundamental para uma alimentação saudável, e a digestão é a forma como o corpo aproveita tudo aquilo que comemos.

É comum que dores nos dentes, nos músculos faciais, dores de cabeça freqüentes e até dores na coluna estejam intimamente relacionadas com uma mordida mal “engrenada”. Se você se enquadra num desses casos, agende uma consulta e faça uma avaliação do seu sistema mastigatório.

Banner Edplants, Acesse