Viveiro Municipal produz a beleza de Cruzeiro do Oeste

Quem passa pelas ruas ornamentadas de Cruzeiro do Oeste nem imagina que as belas flores que decoram os canteiros da cidade são cultivadas no Viveiro Municipal. O espaço mantém cerca de 30 mil mudas, entre plantas nativas, arborização, eucalipto e ornamentais, ou seja, tanto as que se destinam ao reflorestamento quanto as que fornecem sombra e tornam a cidade mais bonita são produzidas ali.

Dentre as plantas ornamentais, a única que não é produzida no viveiro é a flor ‘sunpatiens’, mas segundo o servidor Jose Braga (o Braguinha), de cada vaso que a prefeitura compra, é possível produzir 20 novas mudas. “Boa parte do que tem atualmente dessa espécie no viveiro já é resultado do nosso cultivo”, garante.

É importante destacar que essa produção diminui os custos na hora de reposição das plantas nos canteiros da cidade.

REFERÊNCIA

Braguinha conta que o viveiro recebe visita de produtores rurais de vários municípios vizinhos em busca das plantas cultivadas ali. Fazendeiros de Tapejara, Moreira Sales, Tuneiras, Mariluz, e até de Umuarama, que tem viveiro, quando são notificados pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná – sobre a necessidade de recomposição de suas áreas de proteção permanente (APPs) e Reserva Legal é ao Viveiro Municipal que recorrem. “As pessoas ficam impressionadas, dizem que é o melhor viveiro da região”, aponta Braguinha. “Temos em torno de 500 palmeiras, que plantamos as mudas e hoje estão gigantes. E elas são transferidas para os locais que precisam ser ornamentados”, acrescenta.

DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR 

Houve um tempo em que as mudas do Viveiro Municipal eram doadas para a população, mas, de acordo com o Departamento de Meio Ambiente, havia muito desperdício das mudas, o que levou a Prefeitura a cobrar uma taxa simbólica de $5. O preço das mudas destinadas à Reserva Legal é de R$ 0,12.

Os viveiros particulares cobram valores diferentes, que variam de acordo com as espécies e tamanhos das plantas.

Com a descentralização do Departamento de Meio Ambiente para a Prefeitura, já está implantada, via sistema de gestão interna, a compra de mudas e também a doação, que depende de análise.

Eder Pereira Rubias/Diretor/Departamento de Meio Ambiente

Ele informa que, em breve, o departamento terá novidades para a população.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste

Compartilhe: