Vereadores de Cianorte participam de audiência pública do Ministério Público em Campo Mourão

Na tarde desta quinta-feira (21), os vereadores Sergio Mendes de Almeida e Silvio Fernandes (Silvio do Pátio) participaram da audiência pública do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos – em parceria com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Campo Mourão, do Ministério Público do Paraná (Gaema – MP/PR); Ministério Público do Trabalho e Associação Paranaense dos Exposto ao Amianto (Aprea) – na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Campo Mourão), a fim de discutir sobre a pulverização aérea, a implantação da Zona de Proteção Verde e o uso de agrotóxicos em Campo Mourão e região.

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) de Campo Mourão, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, a preocupação com o uso de agrotóxicos é antiga no estado do Paraná. “A iniciativa de debater sobre os agrotóxicos se iniciou, em 1997, motivado pelos debates na proibição do uso dos herbicidas. Na época, discutia-se sobre a eficiência deste produto e os seus impactos ambientais na saúde da população”, explica. Na oportunidade, Rosana explica sobre a Campanha Viva sem Veneno. “A Campanha Viva sem Veneno é uma articulação nacional unindo pessoas, entidades e organizações nessa luta pela vida e contra o uso de agrotóxicos, a qual nasce por iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) paranaense”, finaliza acompanhada do procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP/PR), Dr. Saint-Clair Honorato Santos e da procuradora do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região e coordenadora do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Dra. Margaret Matos de Carvalho.

“Durante a audiência foram debatidos projetos importantes para a redução gradativa do uso de agrotóxicos. Estiveram presentes engenheiros agrônomos, técnicos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), proprietários de terras, além de vereadores e prefeitos de toda a região; todos em busca do mesmo objetivo”, pontuou o presidente da Câmara Municipal, Silvio Fernandes (Silvio do Pátio) acompanhado do vereador Sergio Mendes de Almeida (Mendes).

Fonte: Diego Fernando Laska (ASCOM CMC) com Assessoria do MP-PR / Foto: Divulgação

Compartilhe: