Vereadores apoiam secretário de Saúde de Cianorte

rogerio - cvO secretário de Saúde de Cianorte, Rogério Sossai, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Cianorte (foto) na última segunda-feira (9) onde prestou informações sobre cirurgias eletivas nos hospitais da cidade. Ele falou sobre supostos problemas que acontecem em relação ao atendimento dos médicos e recebeu apoio dos vereadores que já cobraram os hospitais locais. “Já esclareci os fatos para o Ministério Público e é importante contar com o apoio dos vereadores”, disse Sossai.

As cirurgias são feitas numa parceria público privada com os hospitais filantrópicos Santa Casa e São Paulo. Mas alguns médicos estariam priorizando os procedimentos particulares – onde ganhariam mais – e não atingem a meta de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por isso. Sossai já levou a situação para o Ministério Público e essa semana pediu apoio da Câmara de Vereadores.

O Legislativo já encaminhou na semana passada um requerimento para os dois hospitais solicitando informações sobre atendimentos do SUS e particulares para comparar e analisar a situação. “Estamos aguardando a resposta desse nosso pedido”, comentou o presidente da Câmara, Carlos “Dadá”. Nenhum dos dois hospitais ainda respondeu. O prazo vence nessa semana.

Mesmo com a dificuldade, a prefeitura deu mais incentivos para os médicos e a situação não melhorou muito. Houve até a troca de médicos.

Todos os vereadores falaram sobre a situação na presença de Sossai. O secretário de Saúde recebeu apoio – incluindo vereadores da oposição – e também foi questionado sobre algumas situações, inclusive sobre outros temas que não as cirurgias. Entre eles sobre a construção de hospital, Pronto Atendimento, enfermeiros, reforma das Unidades Básicas de Saúde, Plano de Cargos, Carreira e Salários do setor, chegada de médicos, entre outros.

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: