Vencedores do Desafio Paraná recebem prêmios no Palácio Iguaçu

A governadora Cida Borghetti entregou nesta sexta-feira (7), em solenidade no Palácio Iguaçu, os prêmios do concurso Desafio Paraná, uma iniciativa da Volkswagen e da organização social Aliança Empreendedora, que encoraja e apoia jovens empreendedores paranaenses. O projeto, que já está em sua terceira edição, conta com o apoio do Governo do Estado, e já capacitou mais 1,2 mil jovens. 

Cida destacou que cerca de 80% do público inscrito nesta edição foi de mulheres, que cada vez mais percebem que o empreendedorismo é uma alternativa para desenvolvimento de carreira e geração de renda. A governadora falou sobre a importância e das parcerias para incentivar jovens talentos. “Vemos aqui muitas mulheres e jovens empreendedores, uma geração que busca na genialidade e em seus desafios diários idealizar e criar. Uma geração empreendedora e criativa, que temos o orgulho em apoiar”, disse.

INOVADORES

No total, 60 finalistas disputaram em quatro categorias diferentes: Ideia de Negócio, Negócio, Negócio com Impacto Social e Negócio com Tecnologia. Foram oito ganhadores (1º e 2º lugares) da versão online do concurso, que contemplava as categorias Ideias de Negócio, Negócio, Negócio com Tecnologia e Impacto Social, e quatro ganhadores (1º e 2º lugares) dos cursos presenciais e cineclubes nas categorias iniciantes e atuantes.

Os empreendedores destaque foram contemplados com certificados em barras de ouro. Cada um dos selecionados recebe R$ 7 mil. Para empreendedores apoiados presencialmente são duas categorias: iniciantes e atuantes, que recebem prêmios de R$ 3.500 cada um.

A jovem empreendedora Edipaula S. Presa, da Iguaçu Bananas, de Chopinzinho (Sudoeste), foi vencedora em 1º Lugar, da categoria Presencial Iniciante – Ideia De Negócio. A família dela é produtora de banana há 10 anos, e Edipaula resolveu aproveitar o excedente da produção para criar produtos como chips, geleias, balas e doces.

Perdíamos cerca de 30% da produção, que acabava indo para os animais ou servindo de adubo. Criamos a empresa para acabar com o desperdício e para aumentar a mensal. Esse projeto abriu novas portas, ampliou nossa visão, e com o prêmio vou conseguir tirar a minha ideia do papel”, afirmou a jovem empreendedora.

Rodrigo Felipe De Moura, da Desestrechá, foi vencedor em 1º Lugar, na categoria Ideia De Negócio. Morador em uma comunidade localizada em Faxinal (Norte), ele disse que a intenção partiu da necessidade de diversificar a produção na região, que hoje é predominantemente de fumo.

A ideia é produzir chás medicinais orgânicos. Para isso, usaremos a estrutura existente que hoje é utilizada na produção de fumo. A intenção é dar uma nova fonte de renda para mim e para as 100 famílias moradoras da comunidade. Participar desse programa foi fundamental para desenvolver melhor esse projeto”, disse.

CONTRAPARTIDA

O projeto, que apoia jovens empreendedores entre 18 e 35 anos, é uma contrapartida da empresa alemã aos incentivos recebidos por meio do Programa Paraná Competitivo, do governo estadual, que apoia a instalação ou expansão de empreendimentos produtivos no Estado.

O gerente de Sustentabilidade da Volkswagen, Edvaldo Picolo, disse que a parceria com o Governo do Paraná rende projetos de impacto social. “A parceria com o Governo do Paraná nos possibilita atingir comunidades menores e distantes para fazer com que as pessoas mostrem seu potencial, seus projetos e possam evoluir e sonhar. O que a gente percebe é que os jovens têm vontade e capacidade, só precisam de oportunidade”, afirmou.

CONCURSO

Para participar do concurso, todos os inscritos tiveram que fazer cursos oferecidos pela Aliança Empreendedora. Mais de mil jovens tiveram acessos, por dois meses, a treinamentos que ofereceram ferramentas de fácil aplicação para análise e controle financeiro, precificação, vendas e marketing.

De acordo com a diretora-executiva da Aliança Empreendedora, Lina Maria Useche, o objetivo é identificar, capacitar e reconhecer jovens empreendedores do Estado. “O que a gente percebe é que as novas gerações estão preocupadas em criar negócios que façam sentido, que gerem impacto social e ambiental e com viés mais tecnológicos. Eles são mais conectados e não empreendem só para ganhar dinheiro, mas também para impactar a sua comunidade”, disse.

Para ela, apoiar novos empreendedores é gerar mais renda e oportunidades. “É um efeito cascata que começa no empreendedor e se transfere para sua família, reverbera na comunidade e gera empregos, postos de trabalho e renda”.

A cada nova edição, o concurso inova em formatos de capacitação que atendam a um público cada vez maior de jovens empresários do Estado. Em 2018, além da versão online, também foram ofertadas opções presenciais para atender a um público com menor acesso à internet ou que tenha mais facilidade de aprendizado com o suporte direto de um orientador.

Os cursos presenciais, com duração de uma semana, foram ofertados em 15 cidades paranaenses. Além disso, outras 11 cidades receberam os cineclubes, uma capacitação presencial com duração de três horas e formada pelo uso das web séries do curso online e a presença de um facilitador para orientar os participantes.

GANHADORES:

Rodrigo Felipe De Moura Desestrechá, 1º Lugar – Ideia De Negócio; Sam Adam Hoffmann Conceição, Iniciativa Divulgadores, 1º Lugar – Negócio Com Impacto Social; Gustavo Cardoso Suckow Nanotropic, 1º Lugar – Negócio Com Tecnologia; Kellen Cristina Santos Da Silva, Pous, 1º Lugar Negócio; Mariane Vital Borilli, My Kitchen, 2º Lugar – Ideia De Negócio; Danielle Martins De Oliveira Peace, 2º Lugar – Negócio Com Impacto Social; Carla Liegi L. Oliveira-Peitl, Sítio Boa Esperança, 2º Lugar, Negócio; Ademir Círico Junior Contae, 2º Lugar – Negócio Com Tecnologia; Lorenza Macedo Dalô, Food Bike, 1º Lugar – Presencial Atuante – Negócio; Miquéias Fernando Teixeira Pimenta, Mike Ice, 2º Lugar – Presencial Atuante – Negócio; Edipaula S. Presa, Iguaçu Bananas, 1º Lugar – Presencial Iniciante – Ideia De Negócio; Leandro Souza, Safira Modas, 2º Lugar – Presencial Iniciante  Ideia De Negócio.

PRESENÇAS

Participaram da premiação o deputado estadual Nelson Justus; assessora de relações institucionais da Fomento Paraná, Emília de Salles Belinati; diretor da fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais, Marcos Ruza; gerente de recursos humanos da Volkswagen, Paulo Lukesic; gerente de assuntos governamentais da Volkswagen, Gloria Merendi.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: