Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em Cianorte e distritos

Primeira etapa contempla crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde que já receberam as duas doses contra a Covid-19

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda-feira (12). Em Cianorte, assim como nos distritos de São Lourenço e Vidigal, a imunização será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas salas de vacina, a partir das 14h, até as 17h, sendo que, no decorrer, acontece de segunda a sexta-feira, no horário de expediente, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Segundo o Informe Técnico do Ministério da Saúde, a vacinação será feita de forma escalonada. Os grupos prioritários estão distribuídos em três etapas. Na primeira, que vai de 12 de abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde que já receberam as duas doses contra a Covid-19 há mais de 14 dias.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), esta é a primeira vez que os idosos não estão na primeira etapa de vacinação contra a gripe. A ordem foi invertida por causa da imunização contra a Covid-19, uma vez que a aplicação simultânea das vacinas não é recomendada e a orientação, neste momento, é para priorizar a imunização das pessoas com mais de 60 anos contra o novo coronavírus.

A vacina contra a gripe protege contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da infecção, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Para receber a vacina, é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a caderneta de vacinação. No caso das grávidas, a carteirinha de gestante também e dos trabalhadores de saúde o comprovante profissional. A meta para esta primeira fase é de imunizar 5.943 crianças, 829 gestantes e puérperas e 1.995 trabalhadores da saúde. Inicialmente, o município recebeu o quantitativo de 2.410 doses, que corresponde a cerca de 25% do público-alvo.

DEMAIS FASES

Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a imunização abrangerá os idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas. Na terceira etapa, de 9 de junho a 19 de julho, estão pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Banner Edplants, Acesse