UPA de Cianorte será inaugurada no dia 1º de julho

upa01A espera foi grande, mas valerá a pena. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) era uma reivindicação antiga da comunidade cianortense e foi anunciada no final de 2013. Quase três anos depois o prédio está pronto e o referencial em saúde na região será inaugurado no dia 1º de julho, já atendendo a população no dia seguinte. “Aos poucos vamos ampliando os serviços. No planejamento está levar o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] para a UPA em breve também”, anunciou o prefeito Claudemir Bongiorno, sobre mais uma realização de sua gestão destacando a Saúde.

Apesar da estrutura já estar pronta, a inauguração não aconteceu ainda porque houve um atraso na fabricação dos móveis, como mesas, armários e balcões. A previsão é que no final do mês essas instalações já estejam em seus devidos locais, pois já são fabricadas pela empresa que ganhou a licitação.

A obra da UPA foi orçada em R$ 4,5 milhões, sendo R$ 2,8 milhões da prefeitura e o restante do governo federal. A UPA atenderá 24 horas tendo capacidade para receber 300 pacientes diariamente. O atendimento será para as 11 cidades que fazem parte da 13ª Regional de Saúde.

SERVIÇOS – Entre os setores da UPA estão salas para gesso, curativo, microcirurgias, isolamento, ultrassom, raios-X, eletrocardiografia, laboratório para exames, farmácia, leitos pediátricos e adultos femininos e masculinos, acomodações para a equipe do SAMU, necrotério, refeitórios, posto policial, entre outros.

A Unidade de Pronto Atendimento de Cianorte fica na avenida Piauí, 281, na praça Olímpica, próximo ao estádio Albino Turbay.

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: