Unidades de Saúde atendem no sábado e vacinam contra HPV e Meningite


Atendimento é direcionado a meninas de 9 a 15 anos (incompletos) e meninos de 11 a 15 anos (incompletos) e acontece das 08h às 16h

A campanha de mobilização para vacinar crianças e adolescentes contra o HPV e a meningocócica C (meningite), que acontece em Cianorte nos meses de outubro e novembro, realiza neste sábado (27), atendimento especial em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo elas a Padre Nelson Prendin (Jardim Santa Mônica), Joaquim Antônio do Nascimento (Morada do Sol) e Dr. Afonso Celso Abrão (Setor 08). Os locais funcionam das 08h às 16he recebem meninas de 9 anos a menores de 15 anos e meninos de 11 anos a menores de 15 anos.

Para tomar as doses é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e estar acompanhado de um responsável. “Pedimos que somente busque pelos serviços a população que reside na região atendida de cada postinho”, solicita a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Izabela Correia Batista. “Caso pessoas de outros locais os procurem, serão vacinadas,mas para que não haja filas nem demora, o ideal seria que cada um procurasse pelo seu local de referência”, completa.

BAIXA PROCURA

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu outros dois plantões como esses em diferentes UBSs do município – inclusive nos distritos -, porém a procura ainda é baixa pela população. Dados de um relatório emitido nessa quinta-feira (25) pela Secretaria de Saúde demonstram que apenas 29,7% do público esperado para se imunizar contra a meningocócica C (meningite) compareceu, enquanto para o HPV, os índices foram ainda menores: apenas 13,5% das meninas e 22,75% dos meninos se protegeram contra o vírus.

“É muito importante que este público procure o quanto antes pelas doses, não apenas pela proteção individual que ela proporciona, mas também pelo fato de que, a partir do ano que vem, conforme lei estadual, a vacinação em dia será obrigatória para a matrícula nas escolas”, afirma a secretária de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto, que ainda relembra que “aqueles que, por ventura, não compareceram às Unidades de Saúde durante os atendimentos especiais podem procurar pelo serviço durante o horário convencional de expediente, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Banner Edplants, Acesse