UM NOVO SORRISO COM LENTES DE CONTATO DENTAL

Diante de uma maior conscientização por parte dos pacientes, e uma diminuição da doença cárie, atualmente, a odontologia está mudando seu enfoque da restauração de dentes cariados para o tratamento estético de dentes sadios. As pessoas procuram ter o sorriso perfeito, devido principalmente à influência dos meios de comunicação. Para atender essas exigências estéticas atuais, as pesquisas avançame surgem novos materiais e novas técnicas para a melhoria das propriedades físicas e mecânicas de resinas, cerâmicas e agentes de união.

Indiscutivelmente na odontologia estética, a lente de contato dental é o mais novo e conservador material na recuperação de sorrisos, pois provoca pouco ou praticamente nenhum desgaste dental e pode ser usada para tratar pequenas imperfeições do dente, além de trazer resultados bastante significativos para os pacientes.

As lentes de contato dental são usadas quando há intenção de modificar ou devolver a forma original do dente, ou para corrigir pequenas imperfeições como diastema (abertura entre os dentes), dentes quebrados, desalinhados, desgastados, com sinais de envelhecimento, e, também, para aumentar a sua largura e altura. Com espessura variável entre 0,2 e 0,5 milímetros, as lentes de contato dentais são lâminas muito delgadas de cerâmica cimentadas sobre a parte frontal do dente.

O objetivo das lentes de contato é promover aos pacientes um sorriso harmônico, clareado e com o mínimo de desgaste possível. O sucesso desse tipo de reabilitação está na adesão da peça ao dente. Por não haver desgaste ou o mesmo ser muito pequeno, menor que o preparo de uma faceta convencional, a adesão ocorre em 100% de estrutura de esmalte, o que garante a durabilidade do procedimento.

As lentes de contato odontológicas são uma grande oportunidade para quem sempre sonhou com um sorriso jovem e belo e não pretende colocar aparelho ortodôntico, desgastar ou comprometer seus dentes originais. Uma opção conservadora e promissora na recuperação de sorriso as lentes de contato estão em destaque entre as novidades do mercado da Odontologia Cosmética.

O correto planejamento da técnica para as lentes de contato dental resulta no sucesso do tratamento. Para tal se faz necessário um estudo prévio da harmonização do sorriso através de técnicas manuais, fotografias e software digitais (ex. Dental Smile Design – DSD). Além do conhecimento de conceitos de adesão, propriedades das cerâmicas e oclusão são fundamentais na determinação, execução e sucesso do tratamento.

Um novo sorriso é uma decisão muito importante na vida, por isso entendemos que é importante lembrar também que todo caso a ser tratado deve ser muito bem avaliado e diagnosticado, pois as lentes de contato não são indicadas para todos os casos. O profissional habilitado a esse trabalho deve avaliar e indicar o melhor tratamento ao paciente, evitando assim futuras frustrações de ambas as partes.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: