Trânsito no centro ganha novas vagas de estacionamento

estaciona02A região central de Cianorte já está com mais vagas de estacionamento. As obras estão em andamento, mas já têm motoristas estacionando os veículos nas vagas que acabaram de ficar prontas (foto ao lado). E outras estão a caminho. Quem passa pelas avenidas Maranhão, Santa Catarina ou Paraná, próximo da Caixa Econômica Federal, já percebe a novidade. De um lado há novo estacionamento pronto e de outro há servidores trabalhando abrindo novos pontos (foto abaixo). Para isso, os retornos nos cruzamentos de vias são fechados e haverá placas com indicações aos motoristas. As novas vagas são no lugar de contornos e de parte de canteiros.

A novidade além de ampliar o número de vagas para estacionamento e melhorar o fluxo do trânsito no centro da cidade, também tem aspectos sobre paisagismo e acessibilidade. Há melhorias nos canteiros e implantação de rampas e piso especial, facilitando a circulação dos deficientes físicos e visuais. “Estamos reestruturando a Divisão de Trânsito de Cianorte”, comentou o secretário de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior. “Além da contratação de profissionais, também temos projetos para manutenção e adequação em diferentes pontos do trânsito”.

O chefe da Divisão de Trânsito, Nelson César Pereira, informa que a ampliação do estacionamento está prevista a princípio em quatro pontos na região central e que isso deve gerar aproximadamente 35 novas vagas, entre automóveis e motocicletas.

COMUNIDADE – Diferentes segmentos da sociedade também participam das melhorias no trânsito da cidade. As sessões da Câmara de Vereadores sempre têm vereadores solicitando medidas como instalação de lombadas, semáforos ou sinalização em algum bairro. A Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic) também coloca o trânsito como uma das prioridades em suas reuniões sobre a cidade. Como uma que aconteceu em julho com representantes da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), onde foi considerada a implantação da Guarda Municipal para municípios acima de 50 mil habitantes. “Eles [os guardas municipais] também ajudariam na organização do trânsito”, comentou o vice-presidente da Acic, José Claudiney Rocco. E a Acic também é a favor do estacionamento rotativo.

Essa é outra situação que faz parte dos planos da prefeitura de Cianorte. Com a municipalização do trânsito, será implantado o estacionamento regulamentado na cidade. Já foram feitas pesquisas em outros municípios onde o sistema existe e foram feitas reuniões com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Curitiba. Mas, como o sistema depende de outros órgãos e esse ano é eleitoral, a municipalização deve ser implantada em 2015.

Texto e fotos: Andye Iore

estaciona01

Compartilhe: