Temporal afeta pelo menos 14 municípios do Paraná, segundo a Defesa Civil


Pelo menos 14 municípios do Paraná foram afetados por vendavais e granizos nesta quinta-feira (20), segundo levantamento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Informações continuam chegando à Coordenadoria. As chuvas começaram nesta madrugada e seguem durante todo o dia.

De acordo com a Defesa Civil, até agora cerca de 1,4 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, destas 800 foram desalojadas durante as chuvas fortes e quase 530 casas foram danificas por vendavais e granizos.

O município mais atingido foi Tapejara com 400 residências danificadas e 800 pessoas afetadas, sendo que 100 delas permanecem em casa de amigos ou parentes. Em Assis Chateaubriand o vendaval atingiu 400 pessoas e em Bela Vista do Paraíso a tempestade de granizo afetou 200 pessoas. Os dados são preliminares e podem ser atualizados a qualquer momento.

“Também verificamos muito prejuízo na rede elétrica e quedas de árvores. Boa parte das residências ficaram sem energia”, disse o oficial plantonista da Defesa Civil estadual, capitão Lucas Frates Simiano.

Os outros municípios são Foz do Iguaçu, Ibiporã, Maringá, Moreira Sales, Porecatu, Quarto Centenário, Santa Lúcia, São José dos Pinhais, Toledo Umuarama e União da Vitória.

APOIO

De acordo com Simiano, o Governo do Estado está dando suporte e apoio aos municípios prejudicados, com força-tarefa da Defesa Civil para retirar as pessoas das áreas de risco, levantamento de informações e doação de lonas para reparo rápido das casas. “Estamos confirmando de hora em hora os dados”, disse.

CHUVAS

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), as chuvas foram mais fortes no início da manhã desta quinta-feira (20) a partir do Oeste, acompanhadas de muitas trovoadas e rajadas fortes de vento. Agora elas se concentram mais a Leste e apresentam possibilidade de ventos fortes.

Para esta sexta-feira (20), a previsão é que o sol volte a aparecer em parte do Estado e com isso as temperaturas se elevem. Ainda há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná / Foto: Renata Araujo Pereira

Banner Edplants, Acesse