Telessaúde chega a mais de 20 municípios do Norte do PR

telessaudeAs unidades básicas de saúde de mais 20 municípios da região Norte contam, a partir de agora, com um novo reforço: o Telessaúde Paraná Redes. O governador Beto Richa lançou o programa para a região ontem (16), em Londrina. “É a modernização do atendimento nas unidades de saúde, em uma grande parceria com os municípios, contribuindo com os profissionais que precisam de uma segunda opinião de especialista e para com a população, que terá atendimento mais qualificado”, afirmou o governador.

O Telessaúde leva tecnologia de comunicação às unidades básicas de saúde, nos municípios. Por meio de modernos equipamentos de conexão e imagem, os médicos que atendem nessas unidades podem tirar dúvidas sobre casos clínicos, inclusive com chamadas em tempo real. Dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais também podem utilizar o sistema. Os equipamentos (imagem) foram repassados aos municípios durante o lançamento do programa na região.

Além do Norte, já foram repassados equipamentos para os municípios da região Noroeste, para a Grande Curitiba e para a região dos Campos Gerais. Nesta primeira fase, 269 municípios paranaenses participam do programa. Serão instalados 482 pontos do Telessaúde. Até o final deste mês será feito o repasse para as demais regionais da saúde.

UNIVERSIDADES – O Programa Telessaúde é uma parceria da Secretaria da Saúde do Paraná com o Ministério da Saúde e as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e De Cascavel (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná. As universidades comporão quatro núcleos técnico-científicos para oferecer a teleconsultoria, segunda opinião formativa e telediagnóstico, por meio do uso da tecnologia de informação.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos federais e do Governo do Estado. O investimento total é de R$ 3,5 milhões. Além disso, o Estado destinará recursos de custeio dos núcleos do Telessaúde nas universidades no valor de R$ 1,1 milhão.

Texto e foto: AE-PR

Compartilhe: