Tecpar publica edital para produção de insumos veterinários

O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) publicou edital para o projeto executivo de um novo Laboratório de Produção de Insumos para Diagnóstico Veterinário (ver link do edital abaixo). Pelo Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira feito pelo Tecpar, a unidade terá capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano de sete produtos voltados ao diagnóstico de tuberculose, brucelose e leucose em rebanhos bovinos, suínos e ovinos.

Esses produtos atendem o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A previsão é que em dois anos sejam iniciados os testes de produção da unidade, que será viabilizada com investimento inicial de R$ 15,4 milhões do Fundo Paraná, no câmpus CIC do instituto.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, disse que a retomada da produção de kits diagnósticos veterinários será um marco importante para apoiar o agronegócio brasileiro. “Historicamente o Tecpar produziu esses kits, mas a planta precisou passar por uma modernização. A intenção é voltar a fabricar insumos para prevenir doenças que podem causar diversos prejuízos aos pecuaristas e apoiar a exportação agropecuária, uma vez que as exigências sanitárias dos países importadores estão cada vez mais altas”, explica.

PRODUTOS

Sete produtos serão produzidos no Laboratório de Produção de Insumos para Diagnóstico Veterinário do Tecpar: reagentes para diagnóstico de tuberculose bovina, que incluem a tuberculina PPD bovina e a tuberculina PPD aviária; reagentes para diagnóstico de brucelose bovina, com a produção de Antígeno Acidificado Tamponado (ATA), Antígeno para Prova Lenta e Antígeno para Prova do Anel do Leite (Ring test); e Kits de diagnóstico pela técnica de imunodifusão em gel de ágar (IDGA), com kits para diagnóstico de Brucella ovis e para Leucose Enzoótica Bovina.

HISTÓRICO

O Tecpar tem experiência em insumos, começando a produção na década de 1950, quando ainda se chamava Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT).

Naquela época, os especialistas do instituto foram responsáveis pelas primeiras investigações epidemiológicas sobre brucelose e tuberculose no Paraná.

Os insumos desenvolvidos pelo Tecpar naquele momento foram kit de imunodifusão em gel de Agar para diagnóstico de Brucella ovis e tuberculina PPD bovina e tuberculina PPD aviária.

Para ver o edital clique em http://www.tecpar.br/licitacao_016_2020/

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse