Tecpar é primeira estatal a migrar para o mercado livre de energia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) passou a comprar energia no ambiente de contratação livre. É a primeira empresa estatal do Paraná a migrar para o mercado livre de energia. A mudança aconteceu no primeiro dia de julho, quando o instituto passou a comprar energia da Copel Mercado Livre.

O principal argumento para a mudança foi a economia com a fatura de luz. No primeiro mês do contrato, o Tecpar deixou de gastar R$ 27 mil com a conta de energia, comparando com o valor que pagaria se ainda estivesse no mercado cativo.

Além da mudança para o mercado livre, a empresa escolheu a modalidade de consumidor varejista para simplificar todo o processo no mercado. “Nossa gestão tem buscado utilizar as ferramentas disponíveis atualmente com o objetivo de reduzir custos”, diz o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

“Com a Copel Mercado Livre, pudemos contratar a energia com previsibilidade no valor, porque não temos mais a questão da Bandeira Tarifária, em que todo mês a Aneel define uma tarifa extra. Agora a despesa com energia elétrica passou a ser previsível ”, destaca Callado.

TRÊS UNIDADES

O Tecpar migrou três unidades para o mercado livre de energia. A maior delas é a sede, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “A economia de R$ 27 mil é referente apenas a unidade do CIC. Ainda temos a unidade do bairro Juvevê e a unidade da cidade de Araucária, que estão entrando no mercado livre nos próximos meses e já estão contratadas com a Copel Mercado Livre. A economia para o ano de 2020 deve ficar em torno de 10%”, comenta o diretor-geral da Copel Mercado Livre, Franklin Miguel.

A Copel Mercado Livre foi uma das primeiras empresas autorizadas a comercializar energia na modalidade varejista. “Nosso objetivo é simplificar todo o processo do mercado livre. Queremos que o nosso cliente tenha os benefícios da economia sem se preocupar com mais nada”, destaca Franklin Miguel.

O Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento, inovação, produção e soluções tecnológicas para o setor público e privado. Foi criado em 1940 como um laboratório com ênfase na saúde humana e animal, e hoje é uma empresa pública do Governo do Paraná. É reconhecido também como um dos indutores de inovação e de novas tecnologias, com foco em contribuir com a economia e o desenvolvimento regional.

COPEL MERCADO LIVRE

A Copel foi pioneira no mercado livre ao criar uma comercializadora de energia e a primeira a vender energia para consumidores livres em 1995, mesmo ano de criação deste mercado no Brasil. A Copel Mercado Livre foi criada em 2016, para oferecer mais economia para clientes de todas as regiões do Brasil. Hoje, é a quinta maior do país em volume de energia comercializada nesta modalidade.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse