Tecnologia permite monitoramento remoto do silo proporcionando redução de custos e aumento da produtividade

São dados de consumo em tempo real acessados de qualquer lugar e que podem gerar um retorno imediato ao produtor rural. 

SMARTFEED traz informação do monitoramento do consumo e peso do silo 24 horas por dia, sete dias por semana. São dados precisos, na hora certa, uma solução fácil e inteligente. Todas as informações que o setor produtivo quer na palma da mão em tempo real. Uma tecnologia que pode ampliar os ganhos, por meio de monitoramento em tempo real e acessados de forma remota. Essa é a solução para monitorar o consumo e demanda de resultados imediatos.

Smartfeed, desenvolvido e oferecido pela PecSmart, leva ao homem do campo o modelo de economia de tempo e redução dos custos com a alimentação.

De acordo com o engenheiro agrônomo e fundador da PecSmart, Diego Kurtz, o nível e o ritmo de consumo de ração são atualizados a cada hora em tempo real. São informações como: o consumo diário médio, consumos abaixo ou acima do esperado, alertas de pedidos, entre outros.

“Nosso principal objetivo é tornar a produção mais inteligente a partir da gestão ágil da informação, obtida de forma automática, sem a necessidade de alimentar os sistemas ou planilhas com dados coletados manualmente,” ressalta Kurtz.

Os equipamentos são práticos para instalação e tem mais de 95% de precisão. Abrange principalmente a produção animal de aves, suínos e confinamento de bovinos. Em apenas duas horas de trabalho o sistema está funcionando e instalado, sem precisar parar a produção ou ter que fazer grandes mudanças. Com valores acessíveis, entre quatro ou cinco vezes menor do que as soluções convencionais de pesagem por balança ou célula de carga.

Sem esse método de monitoramento preciso, os resultados nem sempre são extraídos em sua melhor capacidade de ganho. A maior parte dos custos de produção de suínos e aves está associada à nutrição e sanidade, esse número chega a 80%. A suinocultura e avicultura vem passando por fortes pressões sobre os custos de produção e constantes reduções das margens de comercialização, prejudicando a continuidade das atividades nas propriedades que não conseguem intensificar e incrementar a produtividade. Os modelos atuais se baseiam no “retrovisor”, com a análise do desempenho após o abate dos lotes.

Hoje a maior parte do monitoramento sobre o consumo, ainda ocorre de forma perceptiva, quando o produtor sobe nos silos, ou por estimativas baseadas em séries históricas. Nesse caso, por meio de expedição da fábrica de rações. Os principais problemas do modelo atual estão associados à baixa precisão do que ocorre durante o alojamento, à necessidade de intensa mão de obra dentro da granja e ao lento timing e integração da informação para tomar decisões, reduzir custos, otimizar a logística e estabelecer modelos preditivos.

Com o Smartfeed é possível estratificar os dados para identificação do ritmo de consumo, conversão alimentar e resposta às distintas estratégias nutricionais e de manejo. Picos e eventuais anomalias, alertas de pedidos, estão disponíveis o tempo todo, sete dias da semana, não importa onde você esteja. Assim qualquer pequeno erro ou anomalia pode ser corrigido de forma imediata. Esses indicadores refletem na sustentabilidade financeira do negócio e da produção. O monitoramento do consumo auxilia na identificação do momento ideal de abate.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o segredo para uma boa conversão alimentar está em fatores básicos de manejos dos animais como genética e ambiência, consumo, qualidade da água e da ração, controle sanitário e bem estar. “O consumo é o espelho da saúde da produção e com o monitoramento do silo é possível identificar e antecipar problemas e, agindo de forma correta, evitar as perdas que, via de regra, estão atreladas a um lote de baixo desempenho,” ressalta Diego Kurtz.

PecSmart

A empresa atua em pequenas, médias e grandes produções rurais e passeia nos mais diversos setores do agro. São inúmeras tecnologias oferecidas para o homem do campo e agroindústria que precisa ter resultados rápidos e tudo de forma automatizada, acompanhado e desenvolvido por quem entende do dia-a-dia da produção rural. Profissionais técnicos, engenheiros agrônomos e veterinários especializados em gestão da informação, tecnologia e sistemas de informação, sistemas produtivos e gestão de custos. Chega de perder tempo em alimentar os sistemas ou planilhas com dados coletados manualmente. Acesse o site pecsmart.com.br e saiba mais sobre as soluções que podem beneficiar a produção. 

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Tecnologia permite monitoramento remoto do silo proporcionando redução de custos e aumento da produtividade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*