SUA GENGIVA É SAUDÁVEL?

Adotar um estilo de vida saudável tem imensos benefícios e afasta você de inúmeras doenças. Hábitos saudáveis como manter-se em forma física e mental, comer bem, praticar esportes e cuidar da saúde da boca fazem parte de um estilo de vida saudável. Mas quando a higiene oral não é corretamente executada ou até mesmo negligenciada, o primeiro sinal normalmente é a inflamação da gengiva.

Como a causa mais frequente do inchaço da gengiva é a falta de higiene bucal, a solução aqui na clínica começa com orientações personalizadas de higiene, seguidas de limpeza profissional (raspagem, alisamento e polimento).

Infelizmente, a grande maioria das pessoas acha normal sua gengiva sangrar. Desde já vamos deixar claro que uma gengiva saudável não pode sangrar. Os problemas gengivais são mais comuns do que se imagina, afinal, sabemos que 75% dos brasileiros com mais de 25 anos têm algum problema com a gengiva.

Tudo começa com a placa bacteriana que oferece abrigo para mais de 400 tipos de bactérias e outros microrganismos, que se desenvolvem e encontram o meio ideal para se proliferarem. Se a placa bacteriana não for devidamente removida pela escovação e uso correto do fio dental pode causar sérios danos à saúde bucal como a gengivite e a periodontite que acabam causando danos à saúde geral do indivíduo.

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo da placa bacteriana em seu estágio inicial e mais fácil de ser tratada, no entanto, se não tratada, ela evolui para periodontite, doença severa e silenciosa que pode levar a perda de dentes.

A periodontite é um estágio mais avançado da doença periodontal, tendo a presença de ulceração, retração gengival, frouxidão ou alteração da posição dos dentes. Infelizmente é bastante comum pacientes chegarem ao consultório com dentes que já estão condenados, e a única solução é a extração.

Fique atento aos seguintes sintomas que pode denunciar se você tem alguma doença: Gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis, sangramentos durante a escovação e uso do fio dental.

É importante ter em mente que somente o cirurgião dentista pode avaliar de forma integral sua saúde bucal e determinar se você tem ou não alguma doença gengival (gengivite ou periodontite). Como alguns sintomas da gengivite não causam dor, a doença pode permanecer sem tratamento durante muitos anos sem que o paciente tenha consciência.

A recomendação para a prevenção da gengivite é remover a placa bacteriana que se acumula nos dentes. São extremamente importantes nesse sentido os exames regulares e a limpeza profissional dos dentes feitas no consultório.

Fique atento se você perceber mau hálito e sua gengiva estiver muito vermelha e inchada, afinal, são sinais de problema gengival. E se depois de escovar os dentes ou ao passar o fio dental aparecer resquícios de sangue e a situação for frequente, procure-nos para uma avalição.  O caso pode ser uma simples inflamação na gengiva, mas há casos de perda óssea generalizada onde a periodontite já comprometeu toda estrutura óssea e os dentes são perdidos.

Banner Edplants, Acesse