Solidariedade e educação: ações que movem o S.O.S Cianorte

 

O Serviços de Obras Sociais de Cianorte (S.O.S) há 50 anos mantém ações para minimizar as desigualdades e atender as necessidades das populações e grupos mais vulneráveis de nosso município. O S.O.S é uma Instituição sem fins lucrativos que mantém dois serviços em Cianorte: o Centro de Educação Infantil São José (CEMIC) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Tia Sé. Essas duas Entidades atendem aproximadamente 500 crianças de 6 meses a 10 anos, com um trabalho pedagógico de qualidade e projetos significativos.

Neste ano, a pandemia de COVID-19, causada pelo Novo Coronavírus, além do grande número de mortes e infectados, também vem produzindo grandes impactos sociais e econômicos.

Diante dessa situação, o S.O.S precisou se reinventar e criar novas estratégias para atender as famílias e crianças que participam de seus Programas.

As atividades presenciais foram suspensas e a Equipe Técnica da Instituição realizou atendimento remoto às famílias, atendendo aquelas que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social, priorizando as que estão com dificuldades financeiras decorrentes do desemprego. Foram feitas doações de cestas básicas cedidas por empresas locais, comunidades e afins, beneficiando mais de 250 famílias.

Pensando também nas crianças que estão afastadas da Instituição foi criado o “Programa Leite Solidário”, que está atendendo 40 famílias com a entrega de leite e iogurte semanalmente.

O Centro de Educação Infantil São José manteve o compromisso com o ensino de qualidade, formulando apostilas com atividades pedagógicas e confeccionando materiais de apoio, para serem realizadas em casa, com o acompanhamento dos familiares. A entrega desses materiais segue todas as medidas de segurança para a prevenção do COVID-19.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Tia Sé, os educadores sociais estão desenvolvendo projetos de literatura, arte, educação sócio emocional, confecção de jogos e brincadeiras com materiais recicláveis, além de Oficinas de Karatê e Dança. Vídeos explicativos são divulgados nas redes sociais para os assistidos, que também recebem kits com materiais lúdicos ou temas específicos. 

Em junho, os 500 alunos e assistidos pela Instituição receberam uma lembrancinha com guloseimas, para que pudessem comemorar a festa junina em casa. O próximo evento será o preparo de lembrancinhas para o Dia das Crianças, que está tendo diversas empresas de nosso município como colaboradores nessa ação social. 

Todos esses trabalhos têm contribuído para amenizar os efeitos desse período de isolamento social e para fortalecer os vínculos familiares.

Diante das necessidades apontadas, novamente o S.O.S Cianorte mantém seu compromisso com a população, mantendo ações de SOLIDARIEDADE e EDUCAÇÃO, para contribuir na formação de uma sociedade mais justa e humana.

Faça sua doação e nos ajude a ajudar quem precisa.

Fazer o bem faz bem!!!

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse