Solenidade premia poesias de alunos e homenageia escritores locais

Evento integrou a programação da 3ª Festa Literária de Cianorte, que é aberta ao público e segue até esta sexta-feira (08)

Valorizar quem ainda está se familiarizando com as palavras e aqueles que já as utilizam com propriedade, inovando na escrita e criando novas histórias. Esses foram os objetivos da solenidade realizada na noite da última quarta-feira (06), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), que premiou poesias de alunos e condecorou escritores locais. A ocasião fez parte da programação da 3ª edição da Festa Literária de Cianorte (Flicia), que é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

O evento, que teve a participação expressiva da comunidade, logo no início contou com a entrega de uma lembrança desta edição da Flicia para homenagear quatro escritores locais, sendo eles: Antonio Javier Jofre, com o livro “Con mis cinco sentidos”; Flavio Falcioni da Silva, com a obra “O retiro das pragas”; Luiz Carlos Valente com a autoajuda “Maldição e Benção”; e Marilza Movio Yabe, com seu estudo científico publicado “Gênero e sexualidade interfaces educativo”.

Em seguida, houve a premiação dos vencedores do 7º Concurso Municipal de Poesias. O certame contou com as produções de 22 alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino e teve como tema ‘Ame a nossa Biodiversidade’. Todos os concorrentes, assim como os professores orientadores, receberam medalhas de participação. Já os três primeiros colocados foram contemplados com troféus e uma bicicleta, cada.

O primeiro lugar foi conquistado por Felipe Ribeiro de Jesus das Neves, da Escola Gonçalo Moreno Gutierres que, ao lado da professora Gisele Fernanda Molena, declamou a sua poesia intitulada “Falando sobre biodiversidade” aos presentes. O segundo lugar ficou com Pedro Filipe Ribeiro Lemos, da Escola Cecília Sato, e o terceiro com Beatriz Maio Bernardino, aluna da Escola Lídia Usuy Ohi.

Representando o prefeito Bongiorno, o vice Beto Nabhan parabenizou o trabalho de cada uma das pessoas homenageadas. “Tenho certeza que todos merecem esse reconhecimento, tanto os escritores, que são capazes de inspirar novos trabalhos, quanto as crianças, que estão iniciando agora no mundo da poesia. Considero que o município acerta mais uma vez ao proporcionar eventos culturais tão magníficos como esse, que são capazes de valorizar capacidades importantes, como a escrita e a leitura, entre a nossa população” elogiou.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, que na ocasião representou o deputado estadual Jonas Guimarães, enfatizou que o objetivo da Flicia é justamente esse: incentivar a leitura, tendo em vista que ela contribui no processo de formação dos alunos. “Este contato frequente com a literatura nos coloca como melhores oradores, escritores e pessoas. Por isso, junto ao trabalho do Poder Público através da escola, é muito importante que os pais, que estão aqui hoje, também incentivem o gosto pelos livros entre os filhos”, comentou.

Queremos que a leitura se torne rotina, tanto para na vida dos nossos estudantes quanto no cotidiano da nossa comunidade”, completou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo. Também participaram da solenidade, o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira Moreno; a assessora educacional do Ensino Fundamental, Eliane Lopes; diretoras de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil; bem como assessoras e chefes de divisões municipais.

DEMAIS ATIVIDADES

Após o momento de homenagens, o público teve a oportunidade de participar do relato de experiências da escritora Sonia Barros, de São Paulo; das palestras “Ler para viver”, com Rogério Pereira, que é diretor da Biblioteca Pública do Paraná, e “Desligue o celular e a televisão e brinque mais”, com Regina Shudo, que é consultora e assessora pedagógica; além de acompanhar a contação de história realizada pelos integrantes do Espaço Sou Arte.

PROGRAMAÇÃO

A 3ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA) acontece na Escola Técnica e continua até esta sexta-feira (08). Neste último dia de evento, durante o horário de funcionamento ao público – das 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 22h – estão previstas exposições de trabalhos pedagógicos das instituições de ensino do município e venda de materiais literários por empresas, livrarias e editoras. Acontecerão ainda, às 9h, 10h30, 15h30 e 20h, contações de histórias, miniespetáculos, às 08h30 e às 14h30; e recepções artísticas com os personagens interpretados pelos membros do Espaço Sou Arte.

CAMPEÃ

FALANDO SOBRE BIODIVERSIDADE”

Falando sobre a biodiversidade

O que é biodiversidade?

Vamos todos aprender

Sobre biodiversidade

A professora explicou

Com muita propriedade

E a vida em milhões de espécies

Cada um com sua função

Plantas, bichos, todos os seres vivos,

Precisam de equilíbrio,

Para melhor conservação.

A biodiversidade,

Está em todo lugar,

Seja no ar que respiro,

Na luz ou do sol,

Seja na terra ou no mar.

Vamos fazer a nossa parte,

Cuidando da natureza

A vida é uma arte,

Com muitas variedades,

Com cor, forma e beleza,

Por fim, tenho um conselho,

Para dar ao mundo inteiro

Preservar é a solução,

Com respeito e educação.

Estudante: Felipe Ribeiro de Jesus das Neves – 5º ano B

Professora: Giseli Fernanda Molena

Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres (1º lugar)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: