Solenidade marca abertura da Campanha “Agosto Lilás” e chegada da Carreta Rosa de Barretos

 

Instalada em frente ao Provopar, a unidade móvel realizará aproximadamente 600 exames

Um momento para celebrar o amor pela vida. Assim foi na manhã dessa última terça-feira (03/08), durante o lançamento da Campanha “Agosto Lilás” que visa o combate à violência contra a mulher. A oportunidade marcou também a abertura da temporada 2021 da Carreta Rosa de Barretos que esteve nos dias 03, 04, 05, e estará nos dias 10, 11 e 12 de agosto com a promoção de exames preventivos para mulheres, realizando aproximadamente 600 procedimentos, entre preventivos e mamografias. A unidade móvel, que conta com consultório climatizado, está instalada em frente a sede do Provopar, na Avenida América, e realiza os procedimentos das 8h às 11h e das 13h às 17h. A ação acontece em uma parceria entre o Hospital de Amor de Barretos, a Prefeitura de Cianorte, a ONG Ensina-me a Viver, e o Porovopar, com apoio da Câmara de Vereadores.

Já na abertura do evento, as autoridades acompanharam a apresentação de uma peça teatral, realizada pelos integrantes da Igreja Evangélica Shekinah, que abordou a violência sofrida pelas mulheres no âmbito familiar e suas consequências. “Esta atividade é fruto de muito esforço do nosso prefeito Marco Franzato, por meio das secretarias da Mulher, Criança e Adolescente; de Saúde; de Defesa Social; de Serviços Públicos; e de Assistência Social. Agradeço ao empenho da equipe do Provopar, da ONG Ensina-me a Viver, e da Câmara de Vereadores, que abraçaram essa causa tão nobre. Graças a ações como esta, muitas vidas podem ser salvas”, destacou a secretária municipal da Mulher, Criança e Adolescente, Fernanda Spagolla.

Na ocasião, o prefeito Marco Franzato destacou a importância de criar mecanismos que protejam as mulheres. “A Campanha “Agosto Lilás” vem para alertar a comunidade sobre as mais variadas formas de violência que as mulheres vêm sofrendo e, principalmente, o que podemos fazer para mudar esse cenário. Aproveito a oportunidade para agradecer ao “padrinho” desta unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos, Dirceu Silveira Manfrinato, pelo grande esforço em nos auxiliar em trazer a Carreta Rosa pra Cianorte. A palavra que temos para o presidente da entidade, Henrique Prata, é gratidão. É um trabalho maravilhoso que proporciona o momento para que as mulheres possam ter esse diagnóstico precoce e, consequentemente, cuidar do próprio corpo”, ressaltou o prefeito.

Também participaram da solenidade os vereadores Wilson Pedrão, Afonso Lima, Neuza Casassa, Marcia Pereira e Pastor Dejair; a chefe de Gabinete, Mariana Santos; o secretário municipal de Defesa Social, Tenente-coronel Elias Ariel de Souza; a secretária municipal de Educação e Cultura, Professora Kelly; a secretária municipal de Assistência Social, Aline Kist; a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci; o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim; o secretário municipal de Serviços Públicos, Roberto Pazinatto; a secretária municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo em exercício, Marilza Sarti; a secretária municipal de Esporte e Lazer, Pauliane Guides; a chefe da Divisão de Cultura, Paula Braz; o representante do Hospital de Amor de Barretos, Dirceu Silveira Manfrinato; o comandante da 5ª CIPM, Major Elisvaldo Balbino; o delegado responsável pela Delegacia da Mulher, Dr. Wagner Quintão; o chefe de instrução do Tiro de Guerra, 1º Sargento Caio; a presidente do Provopar, Andressa Belo Safira, acompanhada pela coordenadora, Dra. Iraci de Sarges; a coordenadora da ONG Ensina-me a Viver, Marlene Germano; além de servidores e demais convidados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Banner Edplants, Acesse