SERVIÇO DE ACOLHIMENTO FAMILIAR ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Os cianortenses interessados em fazer parte – ou, inicialmente, saber mais sobre o funcionamento – do Serviço de Acolhimento pelo Programa Família Acolhedora estão em tempo oportuno. Isto porque, a Secretaria Municipal de Assistência Social está com inscrições abertas para a capacitação de novas famílias. Para participar, basta preencher o formulário on-line https://docs.google.com/forms/d/105flLsgBDRZjPM2W9V-6kIARe3iMmth4-ZuYoWz8Xds até a segunda-feira (06).

Serão dois encontros presenciais, sendo o primeiro nesta terça-feira (07) e o segundo na próxima, dia 14 de dezembro, ambos às 19h, no salão da Secretaria Municipal de Assistência Social. O serviço, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa cadastrar, selecionar e capacitar pessoas ou famílias que se dispõem a acolher em seus lares, de maneira voluntária e temporária, crianças ou adolescentes que foram afastados do convívio de sua família de origem e estão sob medida protetiva.

“O objetivo dos encontros é apresentar o serviço, de maneira bem prática, por meio do diálogo sobre as regras, as responsabilidades, as questões de apego e desapego, a diferença em relação ao programa de adoção; além de sanar todas as dúvidas. É importante salientar que a participação nesta capacitação não implica diretamente na inclusão das famílias no Serviço de Acolhimento. Todas podem participar dos encontros sem compromisso” destaca a psicóloga do serviço, Stephanie Piveta.

“Contamos com o engajamento dos cianortenses para juntos proporcionarmos um atendimento individualizado, dentro de uma família, assim como a convivência comunitária, às nossas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, evitando, desta forma, a institucionalização e permitindo um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social. Por isso, pedimos para que façam parte dessa iniciativa. Sejam famílias acolhedoras”, convida a secretária municipal de Assistência Social, Aline Kist.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

Banner Edplants, Acesse