SEMANA DO TRÂNSITO

Cianorte tem a 24ª maior frota do estado e mais de 10 mil notificações em 2021

Na tribuna livre da Câmara, o tenente-coronel Elias salienta que o avanço do sinal vermelho corresponde, 3 a cada 4 infrações cometidas na cidade; confira a programação da Semana Nacional do Trânsito 2021 até o dia 25 de setembro

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 20 – conforme solicitação e com base no artigo 253 do Regimento Interno da Câmara – utilizou a tribuna livre o secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, a fim de falar sobre a Semana Nacional de Trânsito, realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

De acordo com Elias, em Cianorte, a frota é de 63.942 veículos cadastrados para um população aproximada de 84.980 habitantes, assim 75% da população está motorizada, ou seja, a cada 4 habitantes, 3 estão motorizados.  “É um dado bastante significativo e coloca Cianorte, segundo o IBGE, na 24ª colocação no Estado do Paraná, na relação número de habitantes e veículos ou na 27ª, segundo dados oficiais estaduais”, explica.

O secretário destaca que o crescimento anual da frota é de 3%, sendo a maior parte composta por automóveis (60%) e, na sequência, motocicletas (32%). “Em 2020, tivemos cerca de 560 acidentes de trânsito, contudo só no primeiro semestre de 2021, até julho, 235 acidentes”, pontua que os números estão muito altos.

“As consequências estão nas notificações de trânsito, que é um parâmetro interessante. Em 2021, houve 10.268 notificações de trânsito próprias do município. Dessas, aproximadamente, 7.500 é de avanço de sinal vermelho (74% do total), o que corresponde, em média, 1.200 avanços por mês”, pontua o tenente-coronel, que em segundo lugar está o uso de celular no volante (mais de 1.500 notificações) e, na sequência, avanço da faixa de pedestres por veículo automotor (169) e transportar crianças sem condição de segurança (159).

Elias afirma que para um trânsito melhor, é necessário mudar o comportamento do motorista. “Precisamos, urgentemente, de uma mudança de cultura em reação a condução de veículos, em Cianorte, e o município dar a sua contraproposta, a fim de ajudar na educação e na correção de posturas e, assim, mudarmos a cultura”.

Propostas para o Trânsito

Na oportunidade, o secretário municipal de Defesa Social anunciou propostas, a fim de melhorar e tornar mais seguro o trânsito local:

– Ampliação da sinalização vertical e horizontal e da educação do trânsito, bem como o número de semáforos com o avanço de sinal registrado, os quais reduziram acidentes em 80%;

“O equipamento –  que é todo eletrônico, isto é, sem ação humana – permite que verifiquemos o comportamento do condutor dez segundos antes e depois da infração, por isso não há margem para erro”, diz Elias, que concluiu a sinalização horizontal em Vidigal e, em breve, também em São Lourenço.

– Aumento do número de ‘anjinhos’, equipamento que realiza o controle da velocidade do condutor na cidade;

“Atualmente, o dispositivo não gera multa, porém, no futuro, a intenção é acoplar câmara no equipamento e multar, especialmente, na curva perigosa que vai para Vidigal”, destaca.

– O dinheiro arrecadado com o estacionamento da Zona Azul, ajudará na manutenção da futura Guarda Municipal;

“O objetivo é democratizar o acesso a vaga. E tem o papel importante no futuro, pois ajudará a financiar a nova Guarda Municipal”.

– Recuperação do desenho original da mobilidade urbana

“Precisamos recuperar o desenho original de mobilidade urbana, a fim de que uma avenida não se interrompa ou mude de nome”.

– Reestruturação da Diretran, com a ação do agente de trânsito totalmente filmada;

–  Instalação de sinaleiro para pedestres nos principais cruzamentos em 2022;

– Em análise, a instalação igual já existe em Curitiba, da área de espera para motos nos semáforos;

– Estacionamento das motocicletas nas esquinas da cidade.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme o art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os atores envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Confira o cronograma, divulgado pela Prefeitura, com as ações pela cidade:

– Até o dia 24/09, simulação de acidente em vários pontos da cidade;

– No dia 24/09, das 8h às 17h, em frente à Prefeitura, simulador de capotamento que tem por objetivo de alertar os munícipes sobre a importância do uso do cinto de segurança (primeira vez e para maiores de 18 anos);

– No dia 25/09, haverá simulação de atendimento à vítima;

– Ao longo da semana, palestras e apresentações teatrais nas escolas.

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "SEMANA DO TRÂNSITO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*