Secretário inaugura Centro de Especialidades Dermatológicas


O secretário estadual da Saúde inaugurou nesta sexta-feira (8) o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana. O atendimento médico nesta área em Apucarana já é anunciado como referência no Norte do Estado devido à soma de dois fatores: aparelhos modernos e uma equipe de profissionais altamente qualificada, incrementada ainda com atuação de residentes do Programa de Residência Médica da AMS.

Beto Preto enfatizou o ganho que o ambulatório representa para saúde de Apucarana e região ao lembrar que esse ambulatório de dermatologia abre mais uma porta para atendimentos especializados no município. Segundo ele, o município sempre encaminhou pacientes para Londrina e Curitiba para cuidar de doenças da pele. “Agora isso vai ser feito aqui, com equipamentos de última geração e equipe de profissionais de alto nível”, disse ele. “Vamos fazer aqui uma dermatologia de Primeiro Mundo e o Governo do Estado vai estar junto com o prefeito Junior da Femac para garantir isso à população”, acrescentou.

A coordenadora da Residência Médica na Especialidade em Dermatologia e do Ambulatório de Dermatologia, Ligia Martin valorizou o momento de inauguração e falou sobre o longo caminho percorrido desde que o então prefeito de Apucarana, Beto Preto, lançou para ela e sua equipe, em dezembro de 2017, o desafio de criar o ambulatório de dermatologia na rede pública de saúde do município. “Ver isso hoje concretizado é uma grande alegria. Vamos trabalhar para zerar a longa fila de espera nesta especialidade num prazo de seis meses”, afirmou.

Para o prefeito Junior da Femac, o ambulatório é mais um passo dado nos investimentos planejados pelo município. “Apucarana ganha esse essencial espaço que vai levar saúde e resolutividade para nossos pacientes”, disse Junior, que fez uma menção especial lembrando que o momento representava a primeira vez que Apucarana recebe o ex-prefeito Beto Preto como secretário de Estado da Saúde.

ÚLTIMA GERAÇÃO

O valor investido em equipamentos soma R$ 150 mil, incluindo a câmara de fototerapia, microscópio, lupas, material cirúrgico. “Nossos equipamentos são de última geração”, enfatiza a coordenadora do Ambulatório, Lígia Martin. “A câmara de fototerapia, por exemplo, é a única pública no Norte do Paraná e com ela vamos atender pacientes do Hospital do Câncer de Londrina e do Consórcio regional de Saúde, o Cisvir”.

O Ambulatório conta em sua estrutura de quatro consultórios médicos, duas salas de pequenas cirurgias, com vestiário e sala de espera exclusiva; central de material esterilizado; e sala de fototerapia, com vestiário. A área de funcionários contará com sala de reuniões, copa, WC exclusivo e almoxarifado. Há ainda o investimento no mobiliário, todo novo, no valor de R$ 35 mil.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: