Secretarias da Saúde do Sul integrarão o COE sobre arboviroses

O Ministério da Saúde reuniu nesta segunda-feira (09), em videoconferência, as secretarias estaduais da Saúde do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para informar sobre a abertura do Centro de Emergências de Arboviroses (COE), que integrará ações de prevenção e controle de doenças como dengue, febre amarela e chikungunya.

A coordenadora geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Noeli Moreira, explicou aos técnicos de várias áreas das secretarias que o objetivo da instalação do COE é destacar atividades diante dos agravos mais preocupantes para os estados.

Santa Catarina registrou no último fim de semana o primeiro óbito por febre amarela do período epidemiológico e mais outros sete casos da doença já estão confirmados.

O Paraná não tem casos humanos de febre amarela neste período mas, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde aponta 91 casos de mortes de macacos contaminados com o vírus da doença.

O macaco não transmite a doença, mas é um indicativo de que existe circulação viral na região. Desde o ano passado a Vigilância Ambiental dos estados do Sul atuam em conjunto, traçando os corredores ecológicos e possíveis rotas de transmissão da febre amarela.

“O COE vem somar esforços regionais. A troca de experiências e a organização de atividades é fundamental diante de agravos que preocupam todos os setores da saúde”, diz o secretário da saúde, Beto Preto. “Estamos combatendo fortemente estas doenças, fortalecendo a capacitação e profissionais nas linhas de frente, tanto na eliminação de focos do mosquito da dengue como na intensificação da vacinação da febre amarela”, destaca o secretário.

DENGUE MATA

Durante a reunião com o Ministério da Saúde, a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná apresentou um balanço das ações de combate à dengue no Estado, com foco na instalação do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, que tem a participação de todas as secretarias de Estado, órgãos públicos e da sociedade civil organizada. O Paraná destacou atividades da campanha Dengue Mata, que realiza ações de orientação sobre a prevenção da dengue em todas as regiões do estado.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Banner Edplants, Acesse