Secretária de Saúde libera jogos e Paranaense pode voltar no final de semana

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) liberou a realização de jogos de futebol no Paraná. O comunicado ainda não foi feito oficialmente, mas a reportagem do GloboEsporte.com teve acesso ao ofício que libera as partidas a partir de 15 de julho para as quartas de final do Paranaense.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) corre para conseguir fazer os primeiros jogos neste fim de semana desde que o governo estadual retirou as restrições do decreto estadual, na última terça-feira. O Paraná vive seu pior momento da pandemia de coronavírus. Na última terça-feira, foram registradas 57 mortes em um dia, o maior número até então. O Paraná tem até hoje 1.175 óbitos e 44.870 diagnósticos da doença.

A decisão da Sesa, no entanto, precisa ainda de confirmação das prefeituras e órgãos de saúde dos municípios onde serão realizados jogos. Em Cascavel e Ponta Grossa, já há autorização para que as partidas sejam realizadas, enquanto Londrina, Cianorte e Curitiba estão sob negociação.

A capital paranaense, que receberia os jogos de Paraná x Coritiba e também o jogo de volta de Athletico x Londrina, segue sob bandeira laranja, com medidas mais restritivas. O entendimento é de que não se pode realizar treinos e nem eventos esportivos. O município pode publicar um novo decreto nesta semana.

Outro empecilho é para as partidas em Paranaguá, casa do Rio Branco-PR. A região litorânea é a única em onde são mantidas as medidas mais restritivas pelo decreto estadual, em razão do crescimento de casos. A Estradinha receberia a primeira partida entre Rio Branco-PR x FC Cascavel.

Para os dois casos, a FPF trabalha com um “plano B”, com a possibilidade dos clubes jogarem em cidades que autorizam os jogos, como Ponta Grossa e Cascavel. Há ainda um “plano C”, que é realizar os jogos dos times da capital na cidade de Joinville, distante cerca de 130 km de Curitiba.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse