Secretaria de Justiça promove ações para incentivar o aleitamento materno

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho vai intensificar neste mês de agosto ações para conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A equipe responsável pelo programa Criança Feliz no Estado está realizando a campanha Agosto Dourado, sobre a relevância de alcançar maiores índices do aleitamento mínimo.

Programa nacional, o Criança Feliz envolve no Paraná várias secretarias e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (de zero a seis anos), considerando sua família e seu contexto de vida. Por meio de decreto, o Governo do Estado oficializou a implementação do programa em abril de 2021.

Já a companha Agosto Dourado é mundial – um mês inteiro dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A ideia é divulgar a importância do aleitamento materno, assim como capacitar os profissionais que trabalham no Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social”, disse o secretário da Justiça, Ney Leprevost, reafirmando que o objetivo é adotar esse procedimento como uma ação padrão de estimulação ao desenvolvimento infantil.

Uma das ações neste mês é a capacitação destinada a visitadores, supervisores e coordenadores municipais do Programa Criança Feliz. Será realizada na modalidade a distância (EaD), nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, das 14h às 16h, e transmitida ao vivo pelo canal da Sejuf no Youtube.

A carga horária total é de 20 horas e os participantes que cumprirem as atividades propostas após cada palestra terão direito a certificado.

De acordo com a residente técnica da Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz, Karen Alves, a atenção à primeira infância tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança através de ações de apoio e orientação parental à estimulação precoce atrelada ao fortalecimento de vínculos.

“É de suma importância somarmos as campanhas a favor da proteção e do cuidado na primeira infância, sendo o aleitamento materno um dos pilares do desenvolvimento infantil físico, motor, nutricional, cognitivo, emocional e social, nos primeiros mil dias de vida da criança,” disse.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Banner Edplants, Acesse