Saúde confirma primeiro caso de dengue em Cianorte

Na última quarta-feira (13), foi registrado em Cianorte o primeiro caso de dengue do ano. O infectado é um homem de 44 anos que reside na Vila Operária. A descoberta da doença foi através de teste rápido realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O paciente foi atendido imediatamente e responde bem ao tratamento. Frente ao caso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, determinou ações de bloqueio na área provável de transmissão.

“Este é um caso que chamamos de autóctone, ou seja, foi contraído na cidade, provavelmente na zona em que a residência está situada e por isso tem nos preocupado bastante”, conta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas. “Para conter o surgimento de novos casos, o Programa de Combate à Endemias já realizou vistorias nas residências próximas – dentro de um raio de 300 metros – à do infectado. Felizmente, o número de focos encontrados foi baixo. Apesar disso os cuidados não devem parar”, completa.

Segundo ela, este é um período muito favorável à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, como também do zika vírus e das febres chikungunya e amarela, e a população tem papel fundamental para evitar o surgimento de novos casos. “Estamos em uma época do ano que apresenta muito calor e chuvas. Isto representa um ambiente perfeito para a proliferação dos focos do mosquito. Não dá para descuidar”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: