Sanepar faz pesquisa preventiva de vazamentos em Ponta Grossa

A Sanepar fará ao longo desta semana na região central de Ponta Grossa, no período da noite, um trabalho preventivo de pesquisa por vazamentos nas redes de distribuição de água com equipes em campo. Os serviços, que utilizam geofones, terão início por volta das 19 horas, podendo se estender até a madrugada.

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Operações da Sanepar, Anselmo Rodrigues de Andrade, o monitoramento no período noturno torna mais fácil detectar sinais de vazamentos, uma vez que se reduz os ruídos externos e de veículos. “O trabalho de geofonamento consiste em ouvir o movimento da água dentro da rede à procura de vazamentos ocultos. Quando há vazamento,

o aparelho, denominado geofone, capta o som característico da água passando pela tubulação”, diz. O funcionamento deste aparelho é semelhante ao estetoscópio utilizado pelos médicos.

O monitoramento preventivo das redes de abastecimento é importante para evitar perdas de água na distribuição e agilizar o conserto de eventuais pontos de vazamento, mesmo que pequenos, evitando situações de baixa pressão ou desabastecimento.

Durante os serviços, a distribuição de água continua normalmente. Os trabalhos serão feitos pela empresa Ercon, a serviço da Sanepar. A equipe e os veículos estarão devidamente identificados.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento da Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o seu número de matrícula.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: