Recuperação das galerias do Jardim Santa Mônica chega à fase final

galeria-santamonica2As manutenções constantes que vinham sendo realizadas nas galerias responsáveis pela captação da água da chuva dos Jardins Santa Mônica I e II e Mafra I, não foram suficientes. Devido a uma grande erosão que se formou no local,provocada pela forte ação das chuvas dos últimos tempos, a Prefeitura de Cianorte precisou realizar uma obra maior, que recuperasse os dissipadores e grande parte dos emissários.
Após três meses de trabalhos intensos, os serviços chegaram à fase final e serão entregues na próxima semana. “Este é um importante empreendimento que estamos concluindo,tendo em vista que a região dos Seis Conjuntos é bastante populosa e possui muitos declives. Com a recuperação do sistema de galerias, pretendemos acabar com os problemas de erosão, preservando, assim,o meio ambiente”, comenta o prefeito Bongiorno.

Conforme o engenheiro responsável pela execução da obra, Emílio Scolari Neto, grande parte da estrutura havia ruído. “Esse processo teve início com vazamentos pequenos nos tubos, que começaram a gerar infiltrações e depois o seu rompimento. Somado ao nosso solo arenoso e às tempestades que aconteceram, a superfície foi se rompendo, ocasionando a erosão”, explica. A tendência, segundo ele, era de que em um caso extremo, se nada fosse feito, a abertura atingisse o asfalto.

“Nós agimos o mais rápido possível para evitar maiores danos. Os trabalhos seguem a todo vapor para que, ainda antes das próximas chuvas, os serviços sejam concluídos, promovendo a segurança do local e a estabilidade do terreno,”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior. O sistema de galerias está sendo recuperado por uma empresa terceirizada e recebe o investimento de R$ 320 mil. (Texto e fotos: ASCOM PMC)

galeria-santamonica

Compartilhe: