Prótese total fixa sobre implantes (protocolo)

A reabilitação oral tem atingido grande destaque na implantodontia através dos avanços científicos e tecnológicos, no qual proporcionam cada vez mais sucesso nos tratamentos com os implantes, e obtendo excelentes resultados associados a uma estética semelhante aos dentes naturais.

Com o aumento da expectativa de vida da população e com o atual padrão estético, as pessoas portadoras de prótese total (dentadura) passaram a almejar alternativas reabilitadoras capazes de devolver o prazer em mastigar e com a segurança em poder morder e sorrir sem medo de qualquer constrangimento.

A qualidade de vida dos indivíduos tem influências geradas pela saúde e integridade bucal e que necessita de atenção durante todas as faixas etárias. Dessa forma, as próteses retidas por implantes vêm se consolidando como preferidas entre as alternativas viáveis para suprir as falhas dentárias.

Constantemente ouvimos relatos de nossos pacientes sobre a melhora no aspecto funcional da mastigação e psicológico, recuperando a auto estima, afinal, as melhoras referentes à estética, mastigação, fonação, retenção e estabilidade da prótese mudam a vida das pessoas.

Outra grande novidade é a carga imediata, em que a instalação do dente sobre o implante ocorre imediatamente, sem que tenha ocorrido ainda a sua osseointegração. Dessa forma, não é necessário aguardar por meses para iniciar a colocação dos dentes sobre os implantes. Importante esclarecer, que a carga imediata não tem indicação para todos os casos, devendo sempre ser bem avaliada e indicada.

Sem dúvida a instalação de implantes com carga imediata em áreas de extrações recentes, para instalação de prótese total fixa, assim como os casos de próteses parciais ou unitárias se constituem numa excelente alternativa para atender a expectativa do paciente; tanto pelo conforto pós-cirúrgico quanto pelo fato de não existir o período convencional para a espera da osseointegração, resultando em imediata satisfação. Dessa forma, devolve ao paciente a função mastigatória, o conforto e a estética com alto índice de sucesso.

Somente quem utiliza próteses removíveis, como a famosa “dentadura”, compreende como é complicado a realização de pequenas ações, como falar, comer, sentir o sabor dos alimentos ou sorrir. Por ser uma prótese totalmente fixa, a prótese protocolo possibilita uma perfeita função mastigatória, ocupando apenas o espaço onde originalmente ficava a arcada dentária que foi perdida. Assim, ela permite que os pacientes se sintam como quando possuíam seus dentes naturais.

Atualmente recuperar um sorriso perdido é mais simples do que muitas pessoas imaginam. A prótese protocolo sobre implante é a melhor opção para quem perdeu todos os seus dentes e deseja ter uma prótese fixa na arcada dentária, garantindo um belo sorriso todos os dias e, claro, uma autoestima muito mais elevada.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: