Projeto Verão: especialistas explicam por que mudança corporal deve ser planejada com antecedência

Por meio da orientação profissional, é possível alcançar resultados consistentes

“Um corpo do verão não se constrói do dia para noite”. A máxima que é defendida por muitos profissionais de saúde tem uma razão: na busca de resultados rápidos, algumas pessoas acabam exagerando ao seguir dietas milagrosas, que não se mostram eficazes, ou então, se lesionam em treinos com cargas em excesso. Além de ser período favorável para a perda de peso, o inverno assegura um intervalo de tempo razoável para se atingir metas consistentes para a chegada do verão.

“O verão está chegando e as pessoas acreditam que dietas milagrosas de internet, chás, sopas e outros medicamentos irão auxiliar no emagrecimento, porém a perda de peso sem acompanhamento nutricional pode ser perigosa para a saúde”, orienta a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unopar, Carla Jadão. “O emagrecimento deve ser planejado com antecedência”, complementa a especialista.

O planejamento em longo prazo ajuda a evitar o efeito rebote, como é conhecido aquele ganho de peso após uma dieta restritiva. “Não se trata somente de perder peso, é importante emagrecer com saúde. As dietas que prometem resultados do dia para a noite podem acarretar sérias consequências, como deficiência nutricional e até um ganho de peso maior do que o perdido com a dieta”, alerta.

Para emagrecer de forma saudável e com resultados sólidos e permanentes, a professora recomenda a busca de orientação de profissionais como, nutricionistas, profissionais de educação física, fisioterapeutas e outros que atuam focados em emagrecimento, estética e definição muscular.

Atividade física

Assim como a realização de dietas sem acompanhamento especializado, a prática de atividade física sem orientação pode se perigosa, prejudicando a saúde de quem se arrisca sozinho. Para deixar o sedentarismo de lado sem riscos, é importante contar com o apoio de um especialista para orientação adequada para elevar o nível de atividade física.

De acordo com Walquiria Batista de Andrade, mestre em exercício físico e professora do curso de educação física da UNOPAR, as articulações são as primeiras a sofrerem com as atividades físicas feitas sem nenhuma orientação. “A população tem que ser conscientizada a respeito das atividades físicas, que sem acompanhamento adequado poderá trazer prejuízos, cuja reabilitação ou cura pode demorar meses. Isso pode resultar em graves problemas, como o surgimento da tendinite, estiramentos musculares, dor lombar entre outros. Para evitar problemas, é imprescindível que o aluno busque orientação de um especialista antes de iniciar aderir a um programa de exercício físico ou participar de uma prática esportiva, finaliza.(…) Fonte: Rodolfo Salloum/idealkhs

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Projeto Verão: especialistas explicam por que mudança corporal deve ser planejada com antecedência"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*