Projeto une arte e sustentabilidade para difundir os ODS

O Paraná inova mais uma vez quando o assunto é sustentabilidade e a luta por um mundo mais justo e igualitário com a criação do programa ODS e Arte. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que integra o poder público, setor privado e a sociedade civil. O é objetivo de envolver a comunidade no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global, do qual o Estado é signatário.

A ação consiste em um circuito de trabalhos que serão desenvolvidos por 17 artistas paranaenses. Segundo o coordenador-executivo do movimento Nós Podemos Paraná, Nemécio Muller, cada um vai elaborar uma obra contemporânea para interpretar um ODS. Além disso, os materiais utilizados para criação e divulgação dos trabalhos serão sustentáveis.

“Nós conseguimos captar um grupo bastante consciente e comprometido com o legado para o futuro. São artistas da nossa terra, muitos com projeção internacional, que abraçaram esse projeto. É uma grande oportunidade para disseminar os ODS”, disse Mulller.

O projeto prevê exposições itinerantes no Brasil e no Exterior. A primeira mostra será na Bienal de Curitiba, que ocorre em setembro. O projeto segue até 2030.

Muller destacou a importância de se apropriar da arte para comunicar e conscientizar sobre o momento delicado pelo qual a Terra passa. “A arte é a grande linguagem que ultrapassa territórios e, por meio dela, faremos com que esses objetivos cheguem até as pessoas de uma forma muito direta, que as sensibilize. Precisamos levar essa preocupação com o planeta para o maior número possível de pessoas”, disse.

O coordenador-executivo explicou que encontros estão sendo promovidos para definir o calendário, os materiais e toda a logística do projeto. A curadoria é de Sabine Feres.

OBJETIVOS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Os ODS são erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho descente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: