Projeto “Sempre Bela – Felicidade por um fio” ajuda mulheres em tratamento de câncer

O projeto é desenvolvido há cinco anos pela Associação de Senhoras de Rotarianos de Cianorte

Descobrir que um possui um câncer é sempre um choque para um paciente, e o tratamento normalmente é agressivo e causa uma série de efeitos que fragilizam ainda mais a pessoa. Foi pensando em aumentar a autoestima das mulheres que lutam contra o Câncer que a Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) de Cianorte, lançou há 05 anos o Projeto “Sempre Bela – Felicidade por um fio”.

O projeto, que atende o ideal de servir ao próximo pregado pelo Rotary, tem como o objetivo de despertar a solidariedade pela doação de cabelos e confecção de perucas para auxiliar na recuperação e na autoestima de mulheres que lutam contra o câncer.

As perucas são confeccionadas através do projeto que arrecada as doações dos cabelos e custeia a confecção das mesmas. Depois de prontas estas são repassadas para pacientes que perderam seus cabelos durante o tratamento do câncer. O foco é trabalhar a autoestima de mulheres enquanto enfrentam a queda de cabelo, que é um dos efeitos colaterais mais temidos da quimioterapia e que influencia diretamente a condição psicológica das pacientes.

O projeto atende não só pacientes de Cianorte, mas também de outros municípios da região e até de outros estados. Atualmente mais de 30 perucas estão emprestadas. Essas perucas ficam com as pacientes o tempo que julgarem necessário e, quando estas não necessitarem mais, são devolvidas ao projeto que, por sua vez, encaminha para a devida manutenção e as colocam à disposição de quem necessitar.

Em sua realização, o projeto conta com a parceria de salões de cabeleireiros do município não apenas para a angariação dos cabelos, bem como para a manutenção das perucas.

A coordenação do projeto é da companheira da ASR, Elza de Souza Toniolo, que ao longo desses anos, sempre dedicou seu tempo no atendimento das pacientes na escolha da peruca ideal, bem como na preservação e conservação das mesmas.

A atual presidente da ASR de Cianorte na gestão 2018/2019, companheira Márcia Regina dos Santos Miniello, destaca que o projeto conta com algumas novidades, entre elas estão a aquisição de suportes para que as perucas fiquem melhor dispostas, além de melhorem a sua conservação e manutenção.

Recentemente também foi feita uma parceria com o Salão de Beleza Onça Pink, que gratuitamente faz a sobrancelha definitiva para as pacientes que são atendidas pelo projeto. Também houve a doação de sutiã adaptado, elaborado para pacientes que tiveram câncer de mama, confeccionado e desenvolvido pela companheira e orientadora distrital Rosana Bortolocci Ribeiro, da empresa Karícia Moda Íntima.

Márcia destaca ainda a colaboração da ONG, “Atitude na Cabeça”, de Curitiba, que confecciona perucas personalizadas gratuitamente, sendo que a ASR envia os cabelos recebidos em doações e uma foto da paciente em tratamento e a ONG confecciona a peruca similar ao cabelo original da pessoa.

Hoje o projeto conta com 71 perucas emprestadas, 04 doadas em definitivo, 23 devolvidas e 15 à disposição. Maiores informações ou dúvidas sobre a doação de cabelos ou deseja ser parceiro ou necessita de uma peruca, entre em contato pelos telefones (44) 9.9980-0769 / (44) 3018-2431 ou (44) 3631-9399.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação de Senhoras de Rotarianos de Cianorte

Compartilhe: