Projeto “Ligando Gerações” realizado por alunos da Rainha da Paz vencem o RPC Game

A equipe formada pelos alunos da Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz de Cianorte – Gabriel, Layra e Ludmila – sob orientação da professora Valdelice, foi a vencedora do “RPC Game: É hora de virar o jogo!”, que foi uma iniciativa desenvolvida pela RPC e o Instituto CRPCOM criada com o objetivo de reconhecer bons projetos que transformam e favorecem comunidades. A ação tem foco no protagonismo do jovem e no seu potencial transformador.

O concurso partiu do questionamento do que os estudantes e escolas estariam fazendo para fazer a diferença diante do novo cenário gerado pela pandemia da Covid-19.

Ao todo foram quase 150 inscrições, envolvendo mais de 500 pessoas, de todas as regiões do Paraná. Foram três classificados para a grande final. Para Patrícia Nalevaiko, gestora do RPC Game, os jovens participantes da ação trazem para a sociedade lições sobre empatia e cooperação. Além disso, também dão exemplo para a comunidade sobre o que é ser um cidadão responsável.

“Ver pessoas engajadas para ajudar seus conhecidos e amigos a virar o jogo nos provocou para querer saber o que os jovens seriam capazes de realizar com um pouco mais de incentivo e espaço. Além das três equipes finalistas, que puderam apresentar a sua ação, tivemos inúmeras outras que também nos emocionaram. Eles provaram que estamos no caminho certo: acreditar no potencial transformador do jovem é o que precisamos para juntos transformar a comunidade”, comenta Patrícia.

DA INSCRIÇÃO À GRANDE FINAL

Todos os projetos inscritos no RPC Game buscavam minimizar os efeitos negativos da pandemia na comunidade ou entre os alunos da instituição escolar. Após uma primeira etapa de avaliação, as três equipes finalistas tiveram que defender ao vivo os seus projetos no site da RPC.

A banca julgadora foi formada por nomes de peso. Estavam lá o jornalista e apresentador Wilson Soler; a apresentadora do Plug, Michelly Correa; a superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões; e a coordenadora de eventos da RPC, Marina dos Santos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA EM FOCO

Entre os finalistas, foi escolhida como vencedora a equipe de Cianorte com o projeto “Ligando Gerações”. A ação propôs um gesto de carinho aos idosos durante a quarentena. Com a pandemia, os jovens da equipe foram impedidos de realizar as oficinas na instituição que fazem parte. Por conta disso, resolveram levar um pouco de alegria para os idosos. Assim, entregaram pães e bolachas produzidos por eles mesmos, além de linhas e tecido para bordado e alguns livros. Eles também fizeram uma serenata para os idosos.

“Vi o desempenho dos adolescentes. O quanto eles se dedicaram e o quanto se sensibilizaram com as visitas que fizemos. Eles perceberam que, ainda com pouco, eles podem fazer muito. Nós não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém”, conta Valdelice Araújo Martinelli, professora responsável pela equipe vencedora.

Os alunos ganharam um celular cada como prêmio. A professora responsável, uma televisão, e a organização da sociedade civil que acompanhou o projeto, um notebook. “Ficamos muito felizes por termos participado do RPC Game. Foi muito gratificante ter ganhado em primeiro lugar. Muito obrigado RPC por ter dado essa oportunidade incrível para gente!”, conclui Gabriel Everton da Silva, aluno da equipe vencedora 2020.

Fonte: Redação com informações da RPC

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse