Programa Família Paranaense é apresentado em evento no Ceará

O programa Família Paranaense, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, foi destaque nesta terça-feira (27) no seminário nacional, em Fortaleza (CE), que reúne gestores estaduais e de outros países como Chile, Argentina, Colômbia, Espanha e Austrália.

Promovido pelo Governo do Ceará, o encontro PfoR Ceará: Aprendizados e Novos Desafios, debate estratégias de redução da pobreza e melhorias para a população.

O Paraná foi representado pela secretária estadual da Família, Nádia Moura, que, junto com a coordenadora estadual do Família Paranaense, Letícia Reis, apresentou o programa na mesa-redonda sobre experiências de políticas públicas para a superação da pobreza.

Nádia reforçou os investimentos, as ações integradas e as estratégias adotadas pelo Família Paranaense, junto aos municípios, para garantir qualidade de vida às pessoas que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.

Nosso trabalho é pautado no terceiro artigo da Constituição Federal, que preconiza um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, disse a secretária.

paraná

O Família Paranaense desenvolve trabalho intersetorial e articulado, com participação de 19 secretarias de Estado e empresas públicas, além dos municípios. Os principais eixos de atuação são assistência social, educação, saúde, habitação, agricultura e trabalho.

Em 2018, o programa chegou a 336 mil famílias atendidas, com acompanhamento familiar, transferência de renda e ações intersetoriais, nos 399 municípios paranaenses. O total de investimentos do programa, desde que foi lançado, em 2012, chega à R$ 230 milhões.

Devido aos fortes investimentos do Governo do Estado na área social, hoje milhares de famílias estão incluídas em programas, serviços e benefícios sociais que estão transformando suas realidades e promovendo a emancipação”, destaca Nádia.

SEMANA DE WORKSHOP

A programação teve início na segunda-feira (26) e segue até a esta sexta-feira (30). As palestras e mesas-redondas tratam de temas relacionados ao desenvolvimento social e econômico, como gestão por resultados, gestão de recursos hídricos e qualidade da água; políticas públicas de superação da pobreza; melhoria da eficiência na gestão pública, aumento da produtividade e competitividade regional.

De acordo com o secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Francisco de Queiroz Maia Júnior, o encontro tem a proposta de reunir e compartilhar ações exitosas de outras regiões.

O grande desafio para que possamos dar efetividade nas políticas de superação da pobreza é trabalhar em rede, em intersetorialidade. A formação de uma ampla gama de parceiros vai permitir, além de trocarmos experiência em programas exitosos em outros estados, estabelecermos ações conjuntas”, disse.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: