Profissionais da educação de todas as redes iniciam estudo do referencial curricular para o Paraná

Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Semana Pedagógica no auditório da Assossiação Médca do Paraná com a presença da Secretária Lucia Lopez. 20-04-18. Foto: Hedeson Alves

Professores, pedagogos, equipes diretivas e funcionários das escolas das redes estadual, municipal e particular iniciarão nesta quinta-feira (26) um trabalho simultâneo para análise e contribuições para o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Esse documento normativo servirá como base para adequar as propostas pedagógicas nas escolas paranaenses à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os trabalhos seguem nesta sexta-feira (27).

A elaboração do referencial curricular para o ensino no Paraná é resultado do trabalho coletivo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com o objetivo de assegurar direitos e objetivos de aprendizagem aos estudantes paranaenses, em consonância com todo território nacional.

É um momento histórico para a educação no Paraná em que todos os profissionais envolvidos no cotidiano escolar participam simultaneamente desse estudo e contribuem para o futuro da educação paranaense. Entendemos que precisamos de um referencial curricular que reconheça nossas singularidades respeitando os avanços conquistados ao longo dos anos”, afirmou a secretária da Educação, Lucia Cortez.

A secretária falou, também, sobre a importância da Semana Pedagógica para o estudo coletivo do documento. “A Semana Pedagógica desse segundo semestre foi elaborada com um cronograma especial para o estudo, debates e contribuições e construção de um referencial curricular único para o Paraná”.

A Secretaria de Estado da Educação elaborou um espaço exclusivo para que a comunidade escolar possa participar das discussões e contribuir com sugestões para o referencial curricular. Acesse: www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1383 para acessar o material.

SEMANA PEDAGÓGICA

Os estudos dos profissionais da rede estadual de ensino fazem parte do segundo encontro da Semana Pedagógica, realizado duas vezes ao ano. O encontro, que termina na sexta-feira (27), marca o início do segundo semestre na rede estadual de ensino. No dia 30 de julho, segunda-feira, começam as atividades escolares do segundo semestre letivo para os alunos.

A Semana Pedagógica permite que todos os profissionais discutam questões essenciais para o cotidiano escolar e principalmente nesse momento importante para a educação paranaense, com a discussão do referencial curricular que orientará as propostas pedagógicas para a implementação da BNCC no estado”, disse a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.

No primeiro dia todos os 100 mil profissionais da rede estadual de ensino vão discutir, estudar e contribuir com sugestões para a elaboração do referencial curricular estadual. No segundo dia, os professores das escolas regulares farão análises e contribuições para o ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, conforme seus organizadores e componentes curriculares.

Os professores que atuam no ensino profissionalizante discutirão a avaliação da aprendizagem e avaliação externa para estabelecer ações que potencializem a formação integral dos estudantes. Já os professores que atuam na educação especial farão análises e contribuições para a etapa da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais entre outros temas.

Os demais profissionais estudarão questões relacionadas à diversidade e à dimensão do preconceito na escola, além de atividades sobre o aproveitamento da agricultura familiar na merenda escolar.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: