Profissionais da Coacipar participam de Programa de Desenvolvimento Regional

Gestores da Coacipar – Cooperativa de Agricultura Familiar e Solidária do Paraná estiveram participando, nesta última quinta e sexta-feira (04 e 05/03), do primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento Regional, implementado em parceria com o Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Esses dois dias estão sendo dedicados a tratar sobre o tema “Plano de Negócios”, cujo conteúdo está sendo trabalhado pela instrutora Vivian Schlemm de Albuquerque, da Kreativ Factory Consultoria e Treinamento Ltda. As atividades estão ocorrendo de forma virtual.

TREINAMENTO

O Programa contempla a realização de três módulos, totalizando 24 horas/aula de treinamento. Os próximos ocorrerão nos dias 9 e 16 de março, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30. O segundo módulo será sobre “Gestão de processos”, com o professor Jameson Emanoel Moreira, da Velg Assessoria Empresarial, e terceiro abordará “Gestão de custos”, tendo como instrutor Celson Salviato, da Scelta Office Management.

O PROGRAMA

O Programa de Desenvolvimento Regional foi idealizado e construído pelo Sescoop/PR, envolvendo as coordenações de profissionalização e monitoramento e a equipe de analistas das regiões Norte e Noroeste, em conjunto com a diretoria da Cooperativa Coacipar e instrutores contratados para o treinamento. O objetivo é capacitar as equipes tático e estratégica da Coacipar nos conceitos necessários para lançamento de novos produtos, abrangendo o desenvolvimento de plano de negócios, gestão por processos e gestão de custos, a fim de melhorar seu posicionamento no mercado.

ALINHAMENTO

“Realizamos diversas reuniões de alinhamento para ouvir e entender a demanda da cooperativa, e conseguimos transformar as ideias nesse importante programa”, relatou o analista técnico do Sescoop/PR, Fernando Mendes, que deu as boas-vindas aos participantes no início do curso, nesta quinta-feira (04/03), junto com os analistas regionais Jessé Rodrigues e Luis Henrique de Macedo. “Nós, da Coacipar, nos sentimos privilegiados pelo fato do Sescoop/PR investir em nossa capacitação por meio desse novo projeto”, afirmou a gerente da cooperativa, Joyce Santana.

COACIPAR

Com sede em Paranavaí, a Coacipar é uma das cooperativas que atuam na produção de laranja, que está concentrada nas regiões Norte e Noroeste do Paraná, em razão das condições climáticas. Ela atua nos municípios de Alto Paraná, Atalaia, Cianorte, Corumbataí do Sul, Flórida, Floraí, Guairaçá, Nova Esperança, Paranavaí, Presidente Castelo Branco e Rolândia.

CERTIFICAÇÃO

A Coacipar possui a certificação internacional de Fair Trade (Comércio Justo), o que possibilita uma melhor negociação no preço pagos aos seus cooperados e ainda abriu as portas do mercado europeu e asiático para o suco da cooperativa. Devido a certificação, toda a produção é vendida para a Citri Agroindustrial S.A, que destina a matéria-prima para a produção do suco FCOJ ou NFC. Depois, a empresa exporta e realiza fechamento de safra com a Coacipar.

HISTÓRICO

Em 1995, um grupo de produtores de laranja decidiu criar a Associação dos Citricultores do Paraná (Acipar), como forma de unir forças para impulsionar seu negócio. Em 1999, a Acipar obteve a certificação da Fairtrade Labelling Organizations International (FLO), uma certificadora internacional, referente ao selo de comércio justo. Em 2011, os produtores decidiram criar a Coacipar (oficialmente estabelecida em 23 de fevereiro de 2012).

Fonte: Assessoria de Imprensa Paraná Cooperativo

Banner Edplants, Acesse