Problema da dengue piora na região cianortense

dengue-mosquito01Apesar dos municípios adotarem medidas de combate efetivas de combate à dengue, a situação tem se agravado na região. A 13ª Regional de Saúde de Cianorte já soma 279 casos confirmados (256 autóctones e 23 importados) nos 12 municípios de sua área de abrangência, no mesmo período foram emitidas 846 notificações.

Três municípios estão em situação de epidemia: Cidade Gaúcha, Indianópolis e Guaporema, que apresentaram índice de infestação superior a 300 casos para cada 100 mil habitantes.

A maior incidência foi registrada em Indianópolis, com índice de infestação de 897,67. O município tem 4.456 habitantes e 46 casos confirmados da doença. Com população de 11.800 habitantes, Cidade Gaúcha com 101 casos tem uma incidência de 838,98. A incidência de Guaporema foi de 393,18. Foram confirmados 11 casos entre seus 2.289 habitantes. Outros municípios que apresentam incidência de casos são Cianorte (118,10) com 99 casos; Rondon (42,59) com 5 casos e Terra Boa (66,42) com 12 casos.

A preocupação é que o calor e as chuvas podem piorar ainda mais a situação já que os municípios da 13ª Regional de Saúde apresentam médio risco para a proliferação do mosquito. Vale lembrar que os ovos do mosquito Aedes Aegypti (foto) – responsável pela transmissão da dengue – sobrevivem até 450 dias sem água, ou seja, basta acumular um pouco de água para as larvas eclodirem.

AÇÕES – Os municípios realizam diversas ações contra a dengue, principalmente arrastões. Como já foi feito em Cidade Gaúcha, Indianópolis e Cianorte. No final de março a Secretaria de Saúde de Cidade Gaúcha realizou um arrastão com participação de alunos, professores, comerciantes, funcionários públicos, empresas do município, lideranças, entre outras. Foram usados oito caminhões e oito tratores da prefeitura que retiraram dez toneladas de lixo. Aproximadamente 1,2 mil pessoas participaram da ação, sendo visitadas todas as residências urbanas de nosso município, sendo recolhido o lixo reciclável que acumulam água. “Espero que agora as pessoas se conscientizem e comecem a cuidar mais, não só de seus quintais, mas também dos canteiros e terrenos baldios”, comentou a moradora Maria das Graças Almeida.

ESTADO – Segundo o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA), na última terça-feira (8), já foram confirmados 5.282 casos da doença no Paraná. Além disso, a pesquisa informou que 274 dos 399 municípios do estado estão infestados com o mosquito. As cidades com maior número de casos confirmados são Maringá (1.414), Nova Londrina (1.180) e Marilena (695) casos. Leia mais na edição de hoje da versão impressa da Folha de Cianorte.

Texto: Juliano Secolo / Foto ilustrativa

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Problema da dengue piora na região cianortense"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*