Prefeitura tem novo sistema para declaração de ISS por bancos e cartórios

Com o objetivo de otimizar a gestão tributária em Cianorte, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, adotou um sistema mais avançado para a Declaração Eletrônica de Serviços de Instituição Financeira (DES-IF). O novo software, especializado para a gestão pública, já está valendo para a prestação de contas do Imposto sobre serviços (ISS) referente a dezembro (que deve ser efetuada e quitada em janeiro) e, para auxiliar os bancos e cartórios a se adaptarem, a Administração Municipal promoveu um treinamento operacional, nessa quarta-feira (19), ministrado por representantes da SIGCORP, empresa responsável pelo desenvolvimento dos programas.

“Esta é uma ferramenta que vem para facilitar a dinâmica de apuração de tributos e aprimorar a fiscalização, que também contribui para a transparência e o cumprimento das obrigações por todas as partes envolvidas”, afirmou a chefe da Divisão de Receitas Diversas, Rosângela Lima Marcato, que participou do treinamento, assim como servidores da pasta. O período da manhã foi dedicado aos cartórios e o da tarde aos bancos e cooperativas. Com o novo sistema, o prazo para transmitir os dados pelo programa será sempre o dia 10 do mês subsequente. Já a data limite para o vencimento do boleto é dia 20.

“Como dezembro será o primeiro mês de competência do novo programa e é um período atípico, por causa dos feriados e recessos, teremos uma exceção: ambos os prazos serão até dia 20 de janeiro”, anunciou a fiscal tributário, Eliane Molonha, lembrando que, em caso de dúvidas operacionais, o sistema conta com Manual do Usuário e área para contato com os profissionais; já as elucidações com relação à tributação, legislação e outras, podem ser encontradas na Prefeitura.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: