Prefeitura realiza encontros de acolhida com novas famílias do Bolsa Família

Em Cianorte, 1.578 famílias recebem o benefício do Programa.

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nessa quinta (28) e sexta-feira (29), duas reuniões de acolhida das novas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os encontros aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II). As palestras são realizadas a cada dois meses, ou de acordo com as demandas de novas famílias que entram no Programa.

Durante os encontros,os usuários recebem orientação sobre o benefício, suas condicionalidades e critérios de permanência, além de orientação sobre outras prerrogativas que as famílias possam ter direito,por meio da inscrição no Cadastro Único, que é a base para que as famílias tenham acesso ao Bolsa Família e a outros programas dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

“Sempre orientamos os beneficiários inscritos a atualizarem seus cadastros, ao menos uma vez por ano, ou, quando tiver alterações de endereço, composição familiar, renda e escola, pois, se ficarem com as informações desatualizadas, podem ter seus benefícios bloqueados ou cancelados”, destacou gestor do Programa, Rodrigo Luque da Silva. “Além dos dados atualizados, é necessário a manutenção da frequência escolar dos filhos e o acompanhamento das condições de saúde”, concluiu.

“Temos por prioridade acolher, informar, orientar e atender os usuários. Muitas vezes, vamos além do anseio momentâneo da família,que busca por um beneficio eventual”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia. “Conseguimos enquadrá-las, de acordo com o perfil socioeconômico, em outros programas e serviços oferecidos, de caráter mais duradouro, até que a família consiga superar a situação de vulnerabilidade social”, finalizou. O município de Cianorte conta atualmente com 6.479 famílias inscritas no Cadastro Único, totalizando 17.808 pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: