Prefeitura orienta sobre a destinação correta do lixo doméstico

 

Além da coleta comum e de materiais recicláveis, o município conta com locais específicos para o descarte de resíduos

Uma em cada três pessoas não faz ideia de para onde vai o lixo produzido em casa. Esta constatação, resultado de uma pesquisa do Programa Água Brasil, pode ser a explicação para os equívocos cometidos na hora de separar os resíduos. Em Cianorte, a Prefeitura, preocupada com a questão ambiental, reformulou os locais de destinação e está reforçando as informações aos cidadãos, que são os protagonistas quando o assunto é preservação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), além de separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis e ficar atenta aos cronogramas de coleta específicos, a população deve providenciar a destinação correta de:

  • Sofás, colchões e eletreletrônicos: na Avenida Santos Dumont, 1115 – Jardim Angelo Liberati (próximo ao Aeroporto), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30, ou aos sábados, das 7h30 às 11h30.
  • Eletroeletrônicos: Viveiro Municipal Benedito Zanzarini (Rua Afonso Pena, 366 – Zona 01), toda quinta-feira, das 13h às 17h.
  • Pneus: Viveiro Municipal Benedito Zanzarini (Rua Afonso Pena, 366 – Zona 01), aos sábados, das 13h às 15h.
  • Galhadas de árvores: pelo disque-recolhimento, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, pelo telefone (44) 9 9145-8630.

“É preciso ter a consciência de que erros na separação, embalagem e destinação do lixo doméstico, desde os mais comuns, com relação ao orgânico e ao reciclável, chegando aos mais complexos como móveis abandonados em locais indevidos, geram inúmeros transtornos, tanto aos trabalhadores da coleta e reciclagem quanto ao município de modo geral, que sofre com a poluição, disseminação de doenças, entupimento de galerias, contaminação do solo, diminuição da vida útil das células do Aterro Sanitário, entre outros. Por isso, contamos com a colaboração de todos para manter nossa cidade limpa e organizada”, destacou a secretária da SEMMA, Anne Caroline Testa.

Os cronogramas de coleta do lixo comum e do reciclável, bem como os dados sobre cada local para destinação de resíduos domésticos, podem ser conferidos no site do município, pelo link: https://www.cianorte.pr.gov.br/pagina/informacoes-uteis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse