Prefeitura instala farmácia em UBS em Vidigal

farmacia vidigal

O distrito de Vidigal tem um novo motivo a comemorar. Isto porque, no último mês a prefeitura de Cianorte implantou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Atacília Silva Martins uma Farmácia de dispensação.

O local, responsável por oferecer a comunidade 176 tipos de medicamentos gratuitamente, trará mais comodidade e segurança aos moradores uma vez que não será mais necessário ao paciente se deslocar até Cianorte para retirar os remédios receitados pelo médico.

Até então, funcionava no local um dispensário de medicamentos sob a responsabilidade de uma técnica em farmácia. “Isso impedia, por exemplo, que alguns tipos de remédios, como antibióticos e psicotrópicos, fossem entregues aos pacientes”, explica o secretário de Saúde, Rogério Sossai.

“Agora tudo vai ficar muito mais simples e prático para os moradores do distrito. Após sair da consulta, com a receita médica em mãos, o paciente já se dirige a farmácia – dentro da própria UBS -, e retira a sua medicação gratuitamente com uma farmacêutica. Esta profissional está apta a dispensar todos os tipos de medicamentos que o município fornece o que irá favorecer a população por evitar o deslocamento”, disse o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno. Com a implantação desta, o município soma oito farmácias de dispensação.

Participaram da entrega o vice-presidente da Câmara Municipal, Valdomiro Gonçalves Pereira, acompanhado da vereadora Marcia Pereira; a chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica, Luana Dornellas Morelli; e a farmacêutica Silvana Brandt Corcini.

ODONTÓLÓGICO – Outra conquista adquirida para UBS do distrito nos últimos dias foi o Raio-X odontológico. Utilizado para diagnosticar lesões, tratamentos de canal e outras patologias, os exames periapicais, como são chamados, são necessários para o encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“Trata-se de uma conquista para a nossa população, afinal agora, com o serviço disponível em Vidigal, os moradores não precisam mais se descolar até Cianorte para ter acesso ao exame”, explica o vice-prefeito Serginho. Além de Vidigal, São Lourenço e outras quatro UBSs de Cianorte contam com o serviço.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: