Prefeitura inicia instalação de mais três novos pontos de fiscalização eletrônica

Com os novos equipamentos, ao todo serão 26 faixas monitoradas no perímetro urbano

            Ajudar na segurança pública e reduzir o número de acidentes no trânsito urbano. Com estes objetivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Diretoria de Trânsito (Diretran), já começou a instalar três novos pontos de fiscalização eletrônica de veículos. Além do controle de tráfego, os novos radares também auxiliarão o trabalho das polícias na localização de veículos e motocicletas furtadas ou roubadas, por meio das câmeras OCR, com leitores ópticos de caracteres, que possibilitam criar um alerta com a placa. A instalação deve terminar em 10 dias. A previsão de início do funcionamento é até o dia 29 de setembro.

            Ao todo são seis faixas com radares de avanço de sinal (os furões), que serão colocados nos cruzamentos das avenidas São Paulo com América; Maranhão com Amazonas; e Leopoldina com Allan Kardec. Os locais foram escolhidos com base no volume diário de tráfego, na quantidade de avanços de sinal que ocorrem nesses cruzamentos e pela quantidade de acidentes ocorridos nos referidos pontos.

            “Em dados de acidentes de trânsito fornecidos pela Polícia Militar, ocorridos nos cruzamentos semaforizados que contam com sistema de fiscalização eletrônica, verificamos que, ao compararmos as informações do ano de 2017 (antes da implantação do sistema), e 2021 (após a colocação dos equipamentos), constatou-se uma redução média de 80% na quantidade de ocorrências, o que comprova a efetividade do instrumento na segurança viária e na proteção à vida”, ressaltou o diretor da Diretran, Carlos Eduardo de Oliveira.

            Segundo dados do IBGE, a cidade de Cianorte conta com uma frota de mais 63 mil veículos. “Infelizmente, são frequentes os acidentes, principalmente por motoristas que avançam o sinal vermelho. As colisões ocorrem porque muitos condutores não aguardam o sinal verde e cruzam antes mesmo de apagar o sinal vermelho, e outros, tentam passar quando está finalizando o sinal verde. O que precisamos fazer é mudar essa realidade, e isso, só se faz com a conscientização dos motoristas”, pontuou o secretário da pasta, Tenente-coronel Elias Ariel de Souza.

Banner Edplants, Acesse

Be the first to comment on "Prefeitura inicia instalação de mais três novos pontos de fiscalização eletrônica"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*