Prefeitura inicia implantação de sistema semafórico inteligente

semaforo02Em Cianorte, quatro cruzamentos estão com uma nova ferramenta em gestão do tráfego. Isto porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, iniciou, nesta semana, a implantação de um sistema semafórico inteligente que, com uma CPU (Central Processor Unit ou “Unidade Central de Processamento”), permite programar os tempos de cada indicação luminosa conforme diferentes demandas, adaptando-os, por exemplo, aos dias da semana, feriados, horários de pico, período comercial, madrugada, entre outros.

Segundo a diretora de Trânsito, Jennifer Cadan Kühl, com a criação desses diferentes planos de tráfego, será fornecido um tempo de verde a cada necessidade. “Assim, podemos diminuir os tempos ociosos, os quais induzem os motoristas a não respeitarem as indicações, aumentando a segurança e o fluxo veicular, principalmente durante os horários mais críticos”, destacou a diretora que, juntamente com o engenheiro eletricista da Prefeitura, Paulo Ganacin, passou por treinamento com a empresa fornecedora do sistema.

De início, o investimento foi de R$105.725,00 para a instalação da CPU nos semáforos localizados nos cruzamentos das avenidas Goiás com América; Paraíba com Amazonas; Amazonas com Maranhão; e Souza Naves e Paraná com a Rua Piratininga. “A ideia é, no próximo ano, estender essa tecnologia para outros pontos críticos e, progressivamente, dentro das possibilidades do município, fazer a implementação em todos os que apresentarem necessidade”, afirmou o prefeito Bongiorno, lembrando que, ao longo deste ano, a cidade recebeu seus primeiros semáforos para pedestres e de conversão à direita, bem como foram realizadas atualizações de lâmpadas para LED. (Fonte: ASCOM PMC)

semaforo01

Compartilhe: