Prefeitura de Cianorte forma a 1ª turma de Guarda Parque Mirim

Em Cianorte, o Parque Municipal Cinturão Verde, segunda maior reserva florestal urbana do país, tem 38 novos guardiões. Isto porque, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) promoveu a capacitação de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idade entre os 10 e os 14 anos, por meio do Projeto Guarda Parque Mirim. A iniciativa é inédita no município e a solenidade que celebrou a formatura da 1ª turma, denominada “Tamanduá Mirim”, foi realizada na noite da última quinta-feira (06), no salão da Rainha da Paz.

No total, foram cinco meses de aulas, com 17 encontros e visitas técnicas, que somaram 34 horas de curso e trataram temas como o Cinturão Verde, a fauna e a flora local, a destinação correta do lixo, reciclagem, compostagem, proteção dos animais e recursos hídricos; além de atividades práticas, como o plantio de árvores. “De agora em diante, estes alunos têm a missão de serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos junto às suas comunidades, buscando a conscientização da população para a preservação dos recursos naturais e desenvolvendo ações efetivas de proteção ao meio ambiente”, disse o vice-prefeito, Beto Nabhan, representando o prefeito Bongiorno.

Cada formando recebeu o certificado de conclusão do curso e uma medalha de participação. Já o que se destacou nos quesitos de pontualidade, assiduidade, interesse e ações exemplares, André dos Santos Assunção, também conquistou um certificado de Melhor Aluno e foi premiado com uma bicicleta. Os alunos Gianne, Giovanna e Kewyn, que tiveram suas ilustrações eleitas para compor o calendário do Cinturão Verde de 2019, por meio do Concurso de Desenhos, foram presenteados com quadros. A ocasião também contou com a exibição de um vídeo dos melhores momentos do projeto, com o juramento e foi abrilhantada pela entoação, pelos próprios formandos, da música “Herdeiros do futuro” de Toquinho.

Esta turma teve um ótimo aproveitamento durante o transcorrer das atividades, fato constatado por todos os profissionais que contribuíram com a formação”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz. “Por isso, agradecemos o apoio do prefeito Bongiorno e da diretoria da Rainha da Paz para que este projeto se concretizasse, bem como a confiança dos pais em nosso trabalho. Ano que vem, com certeza, teremos a segunda turma”, completou a coordenadora da iniciativa e chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Marchini Rocco. Também participaram da solenidade, representando a Rainha da Paz: a coordenadora, irmã Benigna Nazari, o presidente, Antenor Campanerutti e o presidente eleito, Valdir Blaszak; e os vereadores Victor Hugo Davanço e Silvio do Pátio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: